Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal

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Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal

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dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Novaes, Bárbara Winiarski Diesel
dc.date.accessioned 2016-04-01T20:59:18Z
dc.date.available 2016-04-01T20:59:18Z
dc.date.issued 2015-10-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281
dc.description EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho objetiva discutir as ressonâncias do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na cultura escolar de Escolas Técnicas Industriais do Brasil de Portugal durante as décadas de 1960 e 1970. Os ferramentais utilizados na pesquisa, em especial na constituição das fontes e na escolha do referencial teórico aproximam o estudo às novas tendências em pesquisa histórico-comparativas. O estudo focaliza a relação local e global, característica que marcou o MMM, quando da sua disseminação em escolas técnico-industriais de países distintos destacando a importância do conhecimento de outras culturas escolares para a compreensão da forma singular como a cultura escolar da escola técnica brasileira foi impactada com a chegada do MMM, especialmente em relação às ações voltadas ao desenvolvimento profissional docente. As análises mostram que no período delimitado ocorreu uma forte circulação de ideias matemáticas e uma busca pela valorização docente entre os professores do ensino técnico em Portugal. Na Escola Técnica Federal do Paraná, o MMM teve, no período estudado, uma repercussão menos intensa na cultura escolar, indicando que a pedagogia por objetivos reforçou as práticas centralizadoras, a permanência dos programas tradicionais de Matemática, o controle do processo de ensino, dando pouco espaço para a modernização da disciplina e para a autonomia docente. O estudo conclui que no Brasil, ocorreu uma revolução de métodos, vinda do tecnicismo (EUA) que não deu lugar às transformações de conteúdos, resultando numa modernização conservadora. Em Portugal, o estudo destacou: uma revolução na política educacional, a unificação do ensino técnico com o liceal, a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, em síntese, uma modernização progressista. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher EDUCERE pt_BR
dc.subject História comparada pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject Escolas técnicas industriais pt_BR
dc.subject Cultura Escolar pt_BR
dc.title Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal pt_BR
dc.type Article pt_BR


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