Videojogos Digitais na Sala de Aula: Uma Breve Análise
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Nelson Canzian da |
|
dc.contributor.author |
Becker, Diógenes Antunes |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-21T20:28:27Z |
|
dc.date.available |
2016-03-21T20:28:27Z |
|
dc.date.issued |
2016-03-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159976 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO Neste trabalho revisamos as pesquisas em torno da aplicação de videojogos educativos e comerciais no ambiente escolar. O estudo inclui as nomenclaturas e definições utilizadas atualmente para designar os videojogos educativos, serious games e outros. Do ponto de vista harmonizado com o contexto educacional, discutimos a inserção da tecnologia e dos videojogos na sala de aula, bem como apresentamos argumentos favoráveis e hesitantes a respeito da aprendizagem baseada em videojogos. Em uma das seções, resumimos o uso atual dos videojogos e como os professores e a comunidade escolar reagem ao uso dos mesmos. Expressamos também a construção de reflexões envolvendo o conhecimento do professor e a integração tecnológica no ensino, abarcando um pequeno apanhado histórico desde a década de 80 até o atual contexto tecnológico do século XXI. Na última parte do texto, apresentamos uma proposta de aula de física para o ensino médio com um videojogo comercial como recurso didático. Palavras-chaves: Videojogos. Ensino Médio. Jogos Educativos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ABSTRACT In this work we review the application of educational and commercial videogames in the school environment. The study includes the nomenclatures and definitions currently used to describe the educational videogames, serious games and others. In a point of view harmonized with the educational context, we discuss the integration of technology and video games in the classroom, and present arguments for and against the videogame-based learning. We summarize the current use of videogames and how the teachers and the school community react to your usage. We also express the construction of reflections involving the teacher's knowledge and technology integration in education, covering a brief historical review from the eighties to the present technological context. In the last part of the work, we present a high school physics class script using a commercial videogame as a teaching resource. Keywords : Videogames , High school, Serious game. |
pt_BR |
dc.format.extent |
63 páginas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Videojogos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Educativos |
pt_BR |
dc.title |
Videojogos Digitais na Sala de Aula: Uma Breve Análise |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar