Contribuições e desafios da escola do campo Francisco Araújo de Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST - Ceará

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições e desafios da escola do campo Francisco Araújo de Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST - Ceará

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Guimarães, Valeska Nahas pt_BR
dc.contributor.author Damasceno, Cosma dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2016-03-15T04:04:26Z
dc.date.available 2016-03-15T04:04:26Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337867 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159884
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema de pesquisa as contribuições da escola do campo para a agricultura camponesa. A pesquisa empírica aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros, assentamento Lagoa do Mineiro, município de Itarema Estado do Ceará. O objetivo geral é analisar as contribuições e desafios da escola do campo Francisco Araújo Barros para construção do projeto da agricultura camponesa do MST do Ceará. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, iniciando com a pesquisa bibliográfica e levantamento do estado da arte relacionado ao tema. Na pesquisa de campo houve aplicação de entrevistas individuais, observação participante, momento de ?roda de conversa?, bem como registros em caderno de campo e pesquisa documental. O vínculo e a relação entre educação, agricultura camponesa e agroecologia é o eixo central deste estudo, no intuito de fortalecer as formas de organização dos trabalhadores/as. Como parte do estudo efetuou-se, também, a análise do Projeto Político Pedagógico da referida escola e, a partir daí, analisou-se a experiência do campo experimental da agricultura camponesa, o trabalho e a organicidade desenvolvidos na Escola. Durante a pesquisa foi possível visualizar a importância da educação para o fortalecimento do campesinato, compreendida como uma ferramenta fundamental que transcende a sala de aula. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa permitiram constatar que a escola do campo, Francisco Araújo Barros constitui-se num instrumento afirmador do processo de formação da juventude na perspectiva da continuidade, engajamento e comprometimento da escola com o campo, compreendendo o sentido da educação integral para a vida. Desta forma, afirmando a Escola como uma estrutura de grande relevância social para o fortalecimento dos povos do campo, com perspectiva de vida digna a partir da sua inserção e reconhecimento enquanto classe e como sujeitos protagonistas de um projeto de sociedade "para além do capital".<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The subject of this study is the research of the farmer field school contributions to peasant agriculture. The empirical research took place at the State High School of the Francisco Araujo Barros Field, Lagoa do Mineiro settlement, municipality of Itarema, Ceará state. The overall objective is to analyze the contributions and challenges of the farmer field school Francisco Araujo Barros for the development of the MST peasant agriculture project in the state of Ceará. Qualitative methodology was used, starting with the bibliographic research and survey of the state of the art related to the theme. On the field research individual interviews were conducted, participant observation, moments for "conversation circle" as well as notes in field notebooks and documentary research. The bond and the correlation between Education, peasant agriculture and agroecology is the backbone of this study, in order to strengthen organization procedures of the workers. As part of the study, an analysis of the Pedagogical Political Project of the school was also conducted and, from there, we analyzed the experience of the experimental field of peasant agriculture, labor and organicity developed at the school. During the research it was possible to visualize the importance of Education to strengthen the peasantry, understood as a fundamental tool that transcends the classroom. The methodological tools used in the research allowed us to verify that the farmer field school hereby studied, is an affirming instrument of the youth formation process from the perspective of continuity, engagement and commitment of the school with the field, comprising the meaning of comprehensive Education for life, thus affirming the school as a structure of great social relevance for the strengthening of the countryside people, with the prospect of decent living from their inclusion and recognition as a class and as protagonists of a social project "beyond capital". en
dc.format.extent 191 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Agroecossistemas pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.subject.classification Camponeses pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.subject.classification Educação rural pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.subject.classification Escolas rurais pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.subject.classification Ecologia agrícola pt_BR
dc.subject.classification Ceará pt_BR
dc.title Contribuições e desafios da escola do campo Francisco Araújo de Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST - Ceará pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado profissional) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Diniz, Aldiva Sales pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337867.pdf 1.273Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar