Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner
Show full item record
Title:
|
Iluminando e obscurecendo a escolarização: reflexões sobre a educação a partir de a invenção da cultura de Roy Wagner |
Author:
|
Neves, Yuri Rosa
|
Abstract:
|
Este trabalho busca fazer uma interpretação antropológica dos processos educacionais na escola de uma modo amplo. As ideias de Roy Wagner, principalmente em A Invenção da Cultura (2009), servem de referencial teórico a partir do qual se desdobram reflexões sobre a contribuição de outros autores que tratam direta e indiretamente aspectos educacionais, como Michael Foucault, Pierre Bourdieu, Dermeval Saviani, Jean Piaget e etc. As relações entre estes autores com Roy Wagner se constrói na medida em que tento pensar aspectos que representam metaforizações das ideias de natureza e cultura – algo central em A Invenção da Cultura (2009) – no discurso sobre o papel e função da escola. Além do debate mais teorico sobre a relação entre antropologia e educação escolar, articulei o trabalho com relatos de uma etnografia que produzi com alunos do segundo ano do ensino médio noturno, visando materializar em situação vividas naquele cotidiano com aspectos levantados pela discussão teórica. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159795
|
Date:
|
2016-03-09 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar