ILUMINANDO E OBSCURECENDO A ESCOLARIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE A INVENÇÃO DA CULTURA DE ROY WAGNER

DSpace Repository

A- A A+

ILUMINANDO E OBSCURECENDO A ESCOLARIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE A INVENÇÃO DA CULTURA DE ROY WAGNER

Show full item record

Title: ILUMINANDO E OBSCURECENDO A ESCOLARIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE A INVENÇÃO DA CULTURA DE ROY WAGNER
Author: Neves, Yuri Rosa
Abstract: Este trabalho busca fazer uma interpretação antropológica dos processos educacionais na escola de uma modo amplo. As ideias de Roy Wagner, principalmente em A Invenção da Cultura (2009), servem de referencial teórico a partir do qual se desdobram reflexões sobre a contribuição de outros autores que tratam direta e indiretamente aspectos educacionais, como Michael Foucault, Pierre Bourdieu, Dermeval Saviani, Jean Piaget e etc. As relações entre estes autores com Roy Wagner se constrói na medida em que tento pensar aspectos que representam metaforizações das ideias de natureza e cultura – algo central em A Invenção da Cultura (2009) – no discurso sobre o papel e função da escola. Além do debate mais teorico sobre a relação entre antropologia e educação escolar, articulei o trabalho com relatos de uma etnografia que produzi com alunos do segundo ano do ensino médio noturno, visando materializar em situação vividas naquele cotidiano com aspectos levantados pela discussão teórica.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159795
Date: 2016-03-09


Files in this item

Files Size Format View
TCL Yuri Rosa Neves.pdf 701.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar