Escola pública e trajetória de vida na periferia: desafios políticos-pedagógicos em situação de vulnerabilidade
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Brunetta, Antonio Alberto |
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dc.contributor.author |
Junior, Antonio Silva |
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dc.date.accessioned |
2016-03-09T11:21:12Z |
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dc.date.available |
2016-03-09T11:21:12Z |
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dc.date.issued |
2016-03-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159785 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa consiste numa análise a partir das narrativas colhidas de quatro jovens participantes dos projetos que constituem a Rede IVG. Nestas trajetórias os jovens perpassaram por projetos e programas filantrópicos inseridos nas comunidades da qual são moradores. A pesquisa teve como objetivo flexionar questões que aos olhos do senso comum estão predispostas como algo naturalizado, sendo este cenário e de tal realidade social que se encontra imersa nas vulnerabilidades que se constitui a condição de milhares de histórias de vidas vivenciadas por jovens e adolescentes de comunidades empobrecidas espalhadas por todo território nacional. Buscou-se então, trazer à luz as trajetórias de vida experenciadas por jovens inseridos num contexto de vulnerabilidade por meio das quais, no decorrer de sua trajetória escolar, contexto social, profissional e acadêmico, demonstraram expressões de resiliência a tais condicionantes e diante do enfrentamento das condições e das tipificações sociais já constituídas socialmente, alcançaram certa autonomia profissional e acadêmica. Para o alcance destes objetivos esta pesquisa discorre sob análise de três principais categorias: trajetória de vida, vulnerabilidade e resiliência. Para efeito de complementação da pesquisa realizou-se um breve resgate histórico do processo de escolarização no Brasil, bem como, foi apresentado os processos de articulação em rede de projetos e projetos em rede, desenvolvidos pela Rede IVG. Na metodologia realizamos uma pesquisa abordagem qualitativa de caráter exploratório e os dados de pesquisa foram obtidos através da utilização das entrevistas e depoimentos colhidos, onde se utilizou de entrevista semi-estruturada. As principais considerações que a pesquisa nos permite afirmar é que a vulnerabilidade se expressa de modo diferenciado para cada trajetória de vida e deve ser analisada a parir da perspectiva do indivíduo em seu contexto social, grupal e familiar; percebe-se nestes grupos uma grande propensão em adquirir materiais ativos e inativos para construção de outros modos de ser, pensar e agir dentro das suas respectivas subjetividades; a autoestima e o empoderamento são ferramentas fundamentais para ascensão social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
88 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetória de vida. |
pt_BR |
dc.subject |
Juventude. |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade. |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto Social. |
pt_BR |
dc.title |
Escola pública e trajetória de vida na periferia: desafios políticos-pedagógicos em situação de vulnerabilidade |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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