Sequência Didática Sobre Terremotos Utilizando Recursos Digitais em Aulas de Física

DSpace Repository

A- A A+

Sequência Didática Sobre Terremotos Utilizando Recursos Digitais em Aulas de Física

Show full item record

Title: Sequência Didática Sobre Terremotos Utilizando Recursos Digitais em Aulas de Física
Author: Wiemes, Flávio
Abstract: RESUMO Este trabalho teve como objetivo elaborar um plano de aula com a temática terremotos focado em um ensino utilizando simuladores e animações digitais. A elaboração do plano aconteceu em três etapas. A primeira etapa foi a elaboração de um plano de aula na disciplina de INSPE B (UFSC 2015.1) em um grupo de quatro estudantes. A segunda etapa foi a modificação deste plano de aula, acrescentando em cada aula, simuladores, vídeos e animações. Este plano foi aplicado em uma turma de segundo ano de uma escola estadual. Os recursos digitais foram utilizados e manuseados pelo professor e pelos estudantes na sala de informática. A segunda etapa ainda conta com os relatos de cada aula. A terceira etapa é a reflexão sobre os simuladores e animações utilizadas, literatura da área de ensino focado em TDIC e melhoramento do segundo plano de aula. A aplicação do plano de aula descrito na segunda etapa do TCC mostrou que os alunos se sentiram mais interessados nas aulas, focando sua atenção ao professor e ao que ele tinha a dizer. Pesquisas recentes na área do ensino de Física utilizando TDIC mostram que seu uso traz benefícios aos estudantes como melhoramento da concentração e do aprendizado, pois são importantes recursos a serem utilizados em atividades que promovem investigações, auxiliando os alunos na construção do conhecimento. Já os simuladores, são importantes ferramentas que permitem aos estudantes modificarem variáveis e analisar um fenômeno através de diferentes parâmetros. Palavras-chave: Ensino de Física; simuladores; animações, terremotos; ondas.ABSTRACT This study aimed to develop a lesson plan with the theme earthquakes focused on teaching using simulators and digital animations. The preparation of the plan was made in three stages. The first step was the development of a lesson plan in the course of INSPE B (UFSC 2015.1) in a group of four students. The second step was the modification of this lesson plan, adding in each class, simulators, videos and animations. This plan was implemented in a eleventh grade high school class in a public school. Digital resources were used and handled by the teacher and students in the computer room. The second stage also includes reports of each lesson. The third step is a reflection on the simulators and used animations, educational area of literature focused on TDIC and improvement of the second lesson plan. Applying the lesson plan described in the second step of the term paper, showed that students felt more interested in class, focusing their attention to the teacher and what he had to say. Recent research in the area of teaching physics using TDIC shows that its use brings benefits to students as improving concentration and learning, because they are important resources to be used in activities that promote research, assisting students in the construction of knowledge. As the simulators, they are important tools that allow students to modify variables and analyze a phenomenon using different parameters. Keywords: Physical Education; simulators; animations; earthquakes; waves.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159748
Date: 2016-03-04


Files in this item

Files Size Format View
TCC Flávio versão A5.pdf 2.757Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar