Uma Proposta Para o Ensino do Modelo do Gás Ideal em Turmas de Segundo Ano do Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

Uma Proposta Para o Ensino do Modelo do Gás Ideal em Turmas de Segundo Ano do Ensino Médio

Show full item record

Title: Uma Proposta Para o Ensino do Modelo do Gás Ideal em Turmas de Segundo Ano do Ensino Médio
Author: Stievem, Priscila
Abstract: RESUMO Neste trabalho, é apresentada a aplicação de uma sequência didática proposta a partir das etapas de modelização propostas por Hestenes (1987). A metodologia utilizada tem como objetivo promover uma concepção de ciência mais coerente com a realidade, percebendo o fazer ciência como uma atividade tipicamente humana, entendendo o conhecimento científico como algo em constante revisão, através da qual os cientistas buscam construir representações dos fenômenos físicos. Mostra a possibilidade do uso do simulador na dificuldade de realização de um experimento que não seria passível de reprodução no laboratório da escola. Apesar de a sequência didática ter sido aplicada em quatro turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola pública federal serão analisadas as respostas dos estudantes de uma das turmas em duas questões. Os resultados mostram que mais da metade dos alunos conseguiram responder satisfatoriamente a questão relacionada a construção do modelo do gás ideal, mas apresentam muitas dificuldades para aplicar a modelização em novos contextos. Palavras chaves: Modelagem. Simulação computacional. Ensino médio.ABSTRACT This work presents the application of a proposed didactic sequence from the steps of modeling proposed by Hestenes (1987). The methodology aims to promote a more coherent science conception to reality, realizing that making science is a typical human activity, understanding the scientific knowledge as something in constant revision, through which scientists seek to build representations of a physical phenomena. This shows the possibility of using the simulator the difficulty of conducting an experiment that would not be reproducible in the school laboratory. Although the teaching sequence has been applied in four classes of the second year in high school from a public school, student responses to one of the classes will be analyzed on two issues. The results show that more than half of the students were able to satisfactorily answer the question regarding the construction of the ideal gas model, but they have many difficulties to apply modeling in new contexts. Keywords: Modeling. Computer Simulation. High school.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159719
Date: 2016-03-02


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Priscila_Stievem_2016.pdf 1.843Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar