"Da galera da bike ao cicloativismo : bicicleta e política na cidade de Curitiba/PR"

DSpace Repository

A- A A+

"Da galera da bike ao cicloativismo : bicicleta e política na cidade de Curitiba/PR"

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sousa, Janice Tirelli Ponte de pt_BR
dc.contributor.author Couto, David Pinheiro Lima pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-23T04:02:22Z
dc.date.available 2016-02-23T04:02:22Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337101 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159407
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho realiza uma análise histórico-social sobre a utilização da bicicleta, por ciclistas e ativistas da cidade de Curitiba, como símbolo político capaz de mobilizar transformações sociais na vida das grandes cidades e promover críticas a um modelo cultural de locomoção e urbanização que tem no carro seu principal símbolo. Buscou-se investigar e expor os contextos global e local de surgimento do ativismo em torno da bicicleta na cidade, assim como as transformações ocorridas no movimento ao longo de seus 9 anos de existência. A pesquisa direcionou seu olhar às mudanças no tipo de ativismo realizado pelo movimento que originou a Bicicletada de Curitiba e que culminou na fundação da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, a CicloIguaçu, assim como ao perfil político e social de seus participantes conforme o movimento se expandiu e a bicicleta passou a se destacar como meio alternativo de locomoção, símbolo político e identidade. Tais processos são analisados, principalmente, à luz da perspectiva geracional. <br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This work makes a historical and social analysis of the use of bicycles by cyclists and activists in the city of Curitiba (PR - Brazil), as a political symbol capable of mobilizing social changes in the lives of big cities, promoting critics to a cultural model of locomotion and urbanization, that has the car as a main symbol. It was pursued to investigate and expose the global and local contexts of the emergence of activism place around the bicycle in the city, as well as the transformations occurred in the movement throughout its 9 years of existence. The research directed its gaze to changes in the type of activism realized by the movement, giving rise to the "Bicicletada de Curitiba" and that culminated in the creation of the Cyclists Association of Alto Iguaçu, the "CicloIguaçu", as well as to the political and social profile of its participants as the movement expanded and the bicycle began to stand out as an alternative form of locomotion, political symbol and identity. Such processes are analyzed, especially in light of generational perspective. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Bicicletas pt_BR
dc.subject.classification Ciclismo pt_BR
dc.subject.classification Ciclovias pt_BR
dc.subject.classification Movimentos sociais urbanos pt_BR
dc.title "Da galera da bike ao cicloativismo : bicicleta e política na cidade de Curitiba/PR" pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337101.pdf 1.330Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar