O ensino de geometria na formação de professores primários em Minas Gerais entre as décadas de 1890 e 1940

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O ensino de geometria na formação de professores primários em Minas Gerais entre as décadas de 1890 e 1940

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dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Barros, Silvia de Castro
dc.date.accessioned 2016-02-11T23:02:36Z
dc.date.available 2016-02-11T23:02:36Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158936
dc.description Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS. Orientadora: Prof.a Dra.: Maria Cristina Araújo de Oliveira. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho investiga historicamente o ensino de Geometria na formação de professores primários em Minas Gerais, entre as décadas de 1890 e 1940. Procurou-se responder às questões: Quais conteúdos de Geometria eram ensinados aos futuros professores nas Escolas Normais? Como esse saber foi tratado na formação dos normalistas? A quais finalidades respondia a Geometria presente na formação? Para tanto, a História Cultural foi utilizada como ferramental teórico-metodológico, juntamente com aportes da História da educação matemática. As fontes analisadas foram: legislações para as Escolas Normais; cadernos de alunas da professora mineira Alda Lodi, uma das fundadoras da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte; dois livros que abordam a Geometria e que constavam da biblioteca da referida professora; e exemplares da Revista de Ensino de Minas Gerais. No período abrangido por essa pesquisa fervilhava o movimento da Escola Nova, que convivia ainda com o Método Intuitivo materializado nas Lições de Coisas. A pesquisa evidenciou a presença reduzida da geometria plana e espacial na formação de normalistas, sobretudo quando comparada à Aritmética ou ao Desenho. Observou-se também o afastamento da Geometria da prática docente; sendo uma disciplina mais próxima da cultura do secundário, que da cultura profissional, servindo como aplicação para a Aritmética. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Historia da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Escolas Normais pt_BR
dc.subject História das disciplinas pt_BR
dc.title O ensino de geometria na formação de professores primários em Minas Gerais entre as décadas de 1890 e 1940 pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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