A dimensão política da competência informacional: um estudo a partir das necessidades informacionais de idosos

DSpace Repository

A- A A+

A dimensão política da competência informacional: um estudo a partir das necessidades informacionais de idosos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vitorino, Elizete Vieira pt_BR
dc.contributor.author Lucca, Djuli Machado de pt_BR
dc.date.accessioned 2016-02-09T03:10:14Z
dc.date.available 2016-02-09T03:10:14Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 337185 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158842
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Objetiva compreender a dimensão política da Competência Informacional a partir das necessidades informacionais de idosos da região da Grande Florianópolis, localizada no Estado de Santa Catarina, (Brasil). Para atingir tal objetivo, pretende caracterizar, de acordo com a literatura e nos discursos de idosos, as diferentes percepções da dimensão política da Competência Informacional e descrever, de acordo com a literatura e nos discursos de idosos, as necessidades informacionais desses indivíduos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca nos discursos dos idosos compreender a percepção dos sujeitos sobre o objeto de pesquisa. Para representar os idosos da Grande Florianópolis é escolhido o município de São José, e então, são selecionados aleatoriamente os sujeitos participantes, mediante autorização. A técnica utilizada para a coleta de dados é a entrevista semiestruturada, que possibilita aos sujeitos exporem as experiências e percepções sobre o objeto de pesquisa de modo aberto e geral. Os dados coletados também são analisados qualitativamente, a partir da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que orienta o tratamento de dados de natureza discursiva, e visa organizar os discursos em um único, como se a entidade geral (idoso) fosse a emissora do discurso. A partir da análise dos discursos, constata que a dimensão política está latente nos discursos relacionados à informação e às necessidades informacionais, e que os idosos podem desenvolver a Competência Informacional com mais facilidade estando no coletivo. Ainda, observa-se que existe um gap entre teoria e prática em Competência Informacional: em algumas situações, percebeu-se que a teoria consultada não está em sintonia com a experiência vivida pelos sujeitos com relação ao objeto de pesquisa. Finaliza argumentando que a questão social (de inclusão de minorias) da Competência Informacional é idealizada, porém ainda pouco explorada no âmbito das práticas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study aims at understanding the political dimension of Information Literacy from information needs of elders in Florianópolis, in the state of Santa Catarina (Brazil). In order to achieve this goal, it is intended to categorize the different perceptions of the political dimension of Information Literacy according to a bibliographic study and speech analysis and to describe those elders? information needs by the means of speech analysis and a bibliographic study. This research is essentially qualitative, which seeks to understand the perception of the elders about the research subject in their own speech. So as to represent the elderly in great Florianópolis region, the city of São José was chosen, and the participants were randomly selected with their consent. The technique used for collecting data is semi-structured interview, which allows the participants to expose their experiences and perceptions of the research subject in an open and general way. The collected data is also analyzed qualitatively, and the analysis procedure of speech is called Discurso do Sujeito Coletivo, that guides the treatment of data of speech nature, and aims at organizing the speeches into a single one, as if elders in general were producing the speech. After speeches analysis, it was observed that the political dimension is latent in the speeches related to information and to the information needs, and that the elderly may develop Information Literacy easier when they are in the collective. Further, it was perceived that there is a gap between theory and practice in Information Literacy: in some situations it was noted that the consulted theory was not in line with the experience of the participants regarding the research subject. At last, it was concluded that the social matter (inclusion of minorities) of Information Literacy is idealized, but still little explored in the context of practice. en
dc.format.extent 287 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.classification Competência em informação pt_BR
dc.subject.classification Idosos pt_BR
dc.subject.classification Serviços de informação pt_BR
dc.title A dimensão política da competência informacional: um estudo a partir das necessidades informacionais de idosos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Kern, Vinícius Medina pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
337185.pdf 2.619Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar