Abstract:
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Este trabalho irá relatar oficinas desenvolvidas com os professores das redes municipal e estadual, no município de São Bento do Tocantins, durante a Operação Itacaiúnas do Projeto Rondon, em julho de 2015. Foi realizado um encontro na Câmara Municipal da cidade, com duas horas destinadas a cada oficina. A partir da demanda apresentada pela secretária de educação do município durante a viagem precursora relatando dificuldades dos professores em desenvolver planos de aula e em construir o Projeto Político Pedagógico, e, também queixas de desmotivação e cansaço frente à rotina escolar, idealizou-se a realização de um encontro para abordagem dos dois temas, a fim de que se pudesse estabelecer uma relação entre o planejamento e suas implicações no cotidiano escolar, trazendo a motivação desses profissionais como pano de fundo de toda a discussão. Iniciamos com a videoconferência “Planejamento como ação educativa”, com o objetivo de reconhecimento da importância do planejamento na prática docente. Trabalhou-se diferentes tipos de planos e suas caraterísticas, buscando evidenciar a importância disto na rotina escolar. A videoconferência foi realizada com a professora Ana Delacoste, da Faculdade de Educação da PUCRS. Uma das solicitações da professora foi a interação com os participantes, tornando esse momento mais significativo devido à troca de experiências e às relações estabelecidas entre teoria e prática no decorrer da oficina. Como multiplicadores, os rondonistas devem levar para os municípios em que atuam novos meios de conhecimento e acesso à informação. Apesar das dificuldades relacionadas à conexão via internet, esse momento atendeu às expectativas dos participantes, esclarecendo dúvidas, promovendo uma reflexão em torno do tema, além de apresentar uma nova forma de interação e formação continuada. A segunda oficina, “Motivação para educar”, objetivava proporcionar um espaço para que os professores refletissem a respeito dos desafios enfrentados no cotidiano escolar e o quanto isso reverbera em sua motivação durante o trabalho. Por meio de dinâmicas de integração e vídeos de sensibilização, construiu-se um espaço onde todos puderam compartilhar suas experiências e conscientizar-se da importância desse profissional na comunidade em que vive. As duas oficinas foram complementares pois proporcionaram um espaço de reflexão acerca dos desafios vivenciados pelos docentes. E, mais do que reflexões, foi possível presenciar um empoderamento desses profissionais que hoje, têm maior ciência de sua importância na comunidade escolar e almejem uma melhora em suas práticas através de uma formação continuada e significativa. |