Abstract:
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O Projeto Rondon, como iniciativa de apoio à integração social, é concretizado nas férias escolares contando com a participação de estudantes universitários de diversas áreas de formação. Através da dinamização de atividades diversas (oficinas, cursos, palestras, atividades culturais e recreativas) junto a comunidades carentes, contribui na complementariedade da formação do universitário, diminuindo a distância entre a teoria e a prática, possibilitando o exercício de seu papel de cidadão, através da produção de projetos coletivos, em parceria com as comunidades. A partir da experiência de participação nesta iniciativa, é proposto refletir sobre os processos metodológicos de intervenção e suas tensões na relação com a comunidade (planejamento, reconhecimento dos locais, inscrição das instituições, elaboração do plano de trabalho, viagem precursora, preparação das equipes, execução da operação e relatório de resultados). Em particular discutiremos como (ou se) esta intervenção comunitária consegue gerar um ponto de partida para criar multiplicadores, através da capacitação dos líderes, encetando caminho no sentido da conquista de dignidade e justiça social, através da educação comunitária abrangente. Num segundo momento refletiremos sobre o sentido formativo que, pessoalmente e como futura profissional de educação, resultou desta situação. A importância da intervenção comunitária e do desenvolvimento local para esses municípios torna-se relevante, e alcançarão melhores resultados, a partir do momento que os universitários envolvem os conhecimentos prévios que a população local possui, na elaboração dos projetos a serem desenvolvidos em loco, e não somente a imposição de atividades. O resgate da cultura local e compartilhamento com outra, a valorização da autoestima, a preservação da memória e o estreitamento dos laços sociais foram pontos importantes abordados em uma das oficinas de sucesso em nossa operação – Portal da Amazônia. O público alvo foi a população adulta, em grande parte constituída por mulheres, e teve como proposta motivadora a confecção de um caderno de receitas e a elaboração de um prato típico local promovendo a propagação dos Sabores Locais da região atendida. |