A educação em perspectiva: as atividades da Universidade Federal de Pelotas no Projeto Rondon 2015

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A educação em perspectiva: as atividades da Universidade Federal de Pelotas no Projeto Rondon 2015

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dc.contributor Congresso Nacional do Projeto Rondon (2. : 2015 : Florianópolis, SC) pt_BR
dc.contributor.author Rockenbach, I. A.
dc.contributor.author Rodrigues, K.
dc.contributor.author Oliveira, L. H. P.
dc.contributor.author Aguiar, T. R.
dc.contributor.author Cóssio, G. R.
dc.contributor.author Dias, C. D.
dc.contributor.author Canto, C.
dc.contributor.author Kruguer, F. R.
dc.contributor.author Casarin, S. T,
dc.contributor.author Oliveira, M. M.
dc.date.accessioned 2016-01-29T19:09:05Z
dc.date.available 2016-01-29T19:09:05Z
dc.date.issued 2015-09 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158721
dc.description Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como intuito apresentar e discutir o processo de elaboração das atividades da área da Educação promovidas por estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participantes do Projeto Rondon através da Operação Mandacaru do ano de 2015, tendo, igualmente, o interesse de dialogar sobre as aprendizagens e resultados da construção dessas ações nesse projeto de extensão. As atividades da área da Educação da UFPel na Operação Mandacaru foram aplicadas no munícipio de Itapiúna (Ceará). A metodologia utilizada para a elaboração das atividades foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória. Ampara-se na definição de GIL (2002, p. 3), para se compreender a pesquisa bibliográfica, que auxiliou a medida que levou os graduandos da área da educação a se debruçarem na busca de temas que apresentassem uma valia social e que estivessem de acordo com a realidade do local onde se colocaria em prática as atividades. A pesquisa exploratória é ancorada na explicação de Malhotra (2001, p. 105), utilizou-se da pesquisa exploratória para a reconstrução das atividades após viagem percursora ao município de Itapiúna, na qual uma professora coordenadora da Operação Mandacaru, representante da UFPel, coletou dados e informações sobre o município. Após a construção teórica, baseada principalmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e no pedagogo Celestin Freinet (COSTA, 2006), os participantes da UFPel, foram elaboradas as seguintes oficinas: (1) Gênero e Sexualidade: uma proposta interdisciplinar; (2) Lambe-Lambe como instrumento de Educação; (3) Oficina de Artesanato; e (4) Cultura e Geografia na Educação de Jovens e Adultos. Nos resultados, são apresentadas as atividades construídas pelos representantes da área da Educação da UFPel, além de discutir acerca da importância do trabalho visto que o engajamento da comunidade nas atividades propostas foi significativo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.title A educação em perspectiva: as atividades da Universidade Federal de Pelotas no Projeto Rondon 2015 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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A EDUCAÇÃO EM P ... GOR ARMINDO ROCKENBACH.pdf 138.3Kb PDF View/Open

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