A iniciativa do Projeto Rondon é levar conhecimento esolidariedade às populações distantes dos grandes centros, de modo a trazer também cultura e desenvolvimento aos municípios contemplados pelo projeto.Dentre as atividades desenvolvidas, estão as oficinas e palestras, que envolvem saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros temas. Foram desenvolvidas oficinas de sexualidade, com diferentes públicos alvo, como crianças, adolescentes, pais e professores. O certo receio e dificuldade em discutir o assunto nas escolas ou dentro da família se devemprimeiramente ao tipo de educação dada no passado, principalmente baseada nas religiões cristãs. Quando se falava sem sexualidade logo se ligavaa algo pecaminoso, que ia contra a vontade de Deus, assunto proibido de se falar. A vulgarização dasexualidadetambém contribui para este receio. A desmistificação da sexualidade vem com o princípio de que sexualidade é tudo que nos faz sentir bem, seja comer uma fruta, uma cor que nos agrada, viajar, etc. A sexualidade envolve também o indivíduo seja ele homem ou mulher, seucorpo, suas transformações, etc. A oficina para professores envolveu o modo como apresentar a sexualidade para o aluno. Foram utilizadas dinâmicas quebra-gelo, para deixar os participantes mais à vontade. A principal preocupação dos professores era em como passar o assunto para os alunos e qual seria a reação dos pais ao souber do que era ensinado sobre sexualidade, pois muitos destes paistiverem uma educaçãomais conservadora. Apresentou-se na oficina uma cartilha alemã, que explicava assuntos relacionados à sexualidade para crianças, como a relação pai e mãe, a gravidez, nascimento de cada um, o ser menino e menina. Esta cartilha apresentava o assunto de um modo didático próprio para crianças. Em outra oficina abordou-se o assunto para pais e adolescentes. Citou-se que ainda há receio pelas duas partes, pais e filhos, em conversar sobre o assunto, dificuldade essa relacionada aos receios citados anteriormente. Os assuntos que mais foram discutidos envolviam desde o descobrimento do próprio corpo, descobrimento do próprio corpo, homossexualismo, DST’s, gravidez precoce e os problemas pela falta de planejamento familiar, ocasionados por uma gravidez indesejada, o impacto causado em uma família. Abordou-se o uso do preservativofemininoe masculino,os métodos contraceptivos de modo geral,ensinando aos participantes omodo correto de uso de cada, a partir de próteses dos órgãos sexual masculinoe feminino.Ao final foram tiradas dúvidas restantes. O resultado das oficinas foi satisfatório, visto ogrande interesse demonstrado e participação do público alvo

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A iniciativa do Projeto Rondon é levar conhecimento esolidariedade às populações distantes dos grandes centros, de modo a trazer também cultura e desenvolvimento aos municípios contemplados pelo projeto.Dentre as atividades desenvolvidas, estão as oficinas e palestras, que envolvem saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros temas. Foram desenvolvidas oficinas de sexualidade, com diferentes públicos alvo, como crianças, adolescentes, pais e professores. O certo receio e dificuldade em discutir o assunto nas escolas ou dentro da família se devemprimeiramente ao tipo de educação dada no passado, principalmente baseada nas religiões cristãs. Quando se falava sem sexualidade logo se ligavaa algo pecaminoso, que ia contra a vontade de Deus, assunto proibido de se falar. A vulgarização dasexualidadetambém contribui para este receio. A desmistificação da sexualidade vem com o princípio de que sexualidade é tudo que nos faz sentir bem, seja comer uma fruta, uma cor que nos agrada, viajar, etc. A sexualidade envolve também o indivíduo seja ele homem ou mulher, seucorpo, suas transformações, etc. A oficina para professores envolveu o modo como apresentar a sexualidade para o aluno. Foram utilizadas dinâmicas quebra-gelo, para deixar os participantes mais à vontade. A principal preocupação dos professores era em como passar o assunto para os alunos e qual seria a reação dos pais ao souber do que era ensinado sobre sexualidade, pois muitos destes paistiverem uma educaçãomais conservadora. Apresentou-se na oficina uma cartilha alemã, que explicava assuntos relacionados à sexualidade para crianças, como a relação pai e mãe, a gravidez, nascimento de cada um, o ser menino e menina. Esta cartilha apresentava o assunto de um modo didático próprio para crianças. Em outra oficina abordou-se o assunto para pais e adolescentes. Citou-se que ainda há receio pelas duas partes, pais e filhos, em conversar sobre o assunto, dificuldade essa relacionada aos receios citados anteriormente. Os assuntos que mais foram discutidos envolviam desde o descobrimento do próprio corpo, descobrimento do próprio corpo, homossexualismo, DST’s, gravidez precoce e os problemas pela falta de planejamento familiar, ocasionados por uma gravidez indesejada, o impacto causado em uma família. Abordou-se o uso do preservativofemininoe masculino,os métodos contraceptivos de modo geral,ensinando aos participantes omodo correto de uso de cada, a partir de próteses dos órgãos sexual masculinoe feminino.Ao final foram tiradas dúvidas restantes. O resultado das oficinas foi satisfatório, visto ogrande interesse demonstrado e participação do público alvo

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Title: A iniciativa do Projeto Rondon é levar conhecimento esolidariedade às populações distantes dos grandes centros, de modo a trazer também cultura e desenvolvimento aos municípios contemplados pelo projeto.Dentre as atividades desenvolvidas, estão as oficinas e palestras, que envolvem saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros temas. Foram desenvolvidas oficinas de sexualidade, com diferentes públicos alvo, como crianças, adolescentes, pais e professores. O certo receio e dificuldade em discutir o assunto nas escolas ou dentro da família se devemprimeiramente ao tipo de educação dada no passado, principalmente baseada nas religiões cristãs. Quando se falava sem sexualidade logo se ligavaa algo pecaminoso, que ia contra a vontade de Deus, assunto proibido de se falar. A vulgarização dasexualidadetambém contribui para este receio. A desmistificação da sexualidade vem com o princípio de que sexualidade é tudo que nos faz sentir bem, seja comer uma fruta, uma cor que nos agrada, viajar, etc. A sexualidade envolve também o indivíduo seja ele homem ou mulher, seucorpo, suas transformações, etc. A oficina para professores envolveu o modo como apresentar a sexualidade para o aluno. Foram utilizadas dinâmicas quebra-gelo, para deixar os participantes mais à vontade. A principal preocupação dos professores era em como passar o assunto para os alunos e qual seria a reação dos pais ao souber do que era ensinado sobre sexualidade, pois muitos destes paistiverem uma educaçãomais conservadora. Apresentou-se na oficina uma cartilha alemã, que explicava assuntos relacionados à sexualidade para crianças, como a relação pai e mãe, a gravidez, nascimento de cada um, o ser menino e menina. Esta cartilha apresentava o assunto de um modo didático próprio para crianças. Em outra oficina abordou-se o assunto para pais e adolescentes. Citou-se que ainda há receio pelas duas partes, pais e filhos, em conversar sobre o assunto, dificuldade essa relacionada aos receios citados anteriormente. Os assuntos que mais foram discutidos envolviam desde o descobrimento do próprio corpo, descobrimento do próprio corpo, homossexualismo, DST’s, gravidez precoce e os problemas pela falta de planejamento familiar, ocasionados por uma gravidez indesejada, o impacto causado em uma família. Abordou-se o uso do preservativofemininoe masculino,os métodos contraceptivos de modo geral,ensinando aos participantes omodo correto de uso de cada, a partir de próteses dos órgãos sexual masculinoe feminino.Ao final foram tiradas dúvidas restantes. O resultado das oficinas foi satisfatório, visto ogrande interesse demonstrado e participação do público alvo
Author: Laporte, Fabíola Hommer
Abstract: A extensão é um dos pilares do tripé da educação, no Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC podemos vivenciar de perto a essência desta pelas ações desenvolvidas pelo Núcleo Rondon Unesc – NRU, ações estas que proporcionam uma aproximação entre acadêmicos, universidade e a sociedade em geral, estreitando assim a relação ali existente, pois enquanto alunos a partir destas ações podemos integrar conhecimentos teóricos e práticos no auxílio as pessoas que carecem de informação e ações de promoção à saúde. Na Operação Itacaiúnas do Ministério da Defesa, foi realizada a oficina Medida Certa Água Azul do Norte, que visava promover a qualidade de vida para a população da cidade paraense, porém, mesmo com a coleta de dados dos participantes para fins acadêmicos a metodologia utilizada durante a execução da oficina diariamente era de natureza qualitativa, de cunho simplesmente assistencial. A oficina consistia na prescrição de numa alimentação saudável e na prática periódica de exercícios físicos, desta maneira, os participantes eram orientados em relação a parte nutricional de uma vida saudável, quanto aos alimentos a serem consumidos nos períodos pré e pós-treino e também participavam de atividades físicas voltadas para sua faixa etária física com duração de uma hora diária que englobava alongamentos, exercícios laborais, atividades lúdicas, danças e aeróbica em geral. A oficina teve duração de dez dias e uma carga horária de 15 horas, os resultados obtidos foram muito mais que a perda de peso dos participantes, mas a adoção do projeto Medida Certa pela prefeitura e pelos profissionais da saúde ali residentes para manter a oficina criando na população o prazer de uma vida mais saudável.
Description: Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158700
Date: 2015-09


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