Construção de projetos sociais multidisciplinares: a disciplina projeto Rondon
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Title:
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Construção de projetos sociais multidisciplinares: a disciplina projeto Rondon |
Author:
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Correia, C. R. M. A.; Souza, A. N.; Hofmann, T.; Joaquim, M. S.
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Abstract:
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Na reativação do Projeto Rondon em 2005, o MEC solicitou que as IES o reconhecessem institucionalmente e que promovessem atividades para sua sustentabilidade e aprimoramento. Em concordância e respeitando a autonomia das IES, o MD manifestou apoio na criação de eventos de extensão que pudessem vir a aprimorar e capacitar os participantes das IES. Em 2007 foi criada pelo Núcleo do Projeto Rondon, no âmbito do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, a disciplina “Formação teórica sobre a ação e concepção do Projeto Rondon”. O presente trabalho trata dos resultados da disciplina até o primeiro semestre de 2015. A metodologia para capacitar os futuros rondonistas incluiu a participação de um grupo de docentes de áreas diversas e a criação de uma sala virtual de apoio com o uso da Plataforma Moodle, além da oferta de turmas nos quatro campi. Os resultados mostraram que a discussão teórica sobre os modos de ação do Projeto Rondon proposto pela UnB capacitou tanto os alunos quanto os professores para ações de extensão. Além disso, apresentou a concepção do Projeto Rondon no que diz respeito a como ele é visto pelas Instituições Ministeriais de Ensino e Defesa, como também pelas Instituições de Ensino Superior. Nesse formato a disciplina foi ofertada até o segundo semestre de 2009 quando passou a ser denominada “Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares” sendo ofertada como disciplina de graduação de módulo livre, cursada por alunos de qualquer um dos 78 cursos presenciais da UnB. A ementa tem a seguinte proposta: “Construção de projetos sociais com grupos multidisciplinares. Transformação de seus conhecimentos em ações multidisciplinares para o desenvolvimento e a capacitação de organizações da sociedade civil. Construção de projetos interdisciplinares nas áreas de Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Comunicação, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Aplicação dos projetos em comunidades na área de abrangência da UnB.” Dados sobre oferta de vagas e matrículas efetivadas entre os anos de 2009 e 2012 revelam que a disciplina apresenta alta demanda, com 1.691 vagas ofertadas e 1.786 alunos efetivamente matriculados. Apenas no primeiro semestre de 2015 foram 173 alunos participantes das oito turmas nos quatro campi da UnB. A Disciplina atingiu 39 cursos (50% do total de cursos presenciais da UnB). Conclui-se que a condução da Disciplina tem impacto significativo no preparo dos rondonistas e futuros extensionistas. |
Description:
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Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158693
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Date:
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2015-09 |
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