Curso de metodologia inclusiva para professores do município de Abel Figueiredo - Pará

DSpace Repository

A- A A+

Curso de metodologia inclusiva para professores do município de Abel Figueiredo - Pará

Show full item record

Title: Curso de metodologia inclusiva para professores do município de Abel Figueiredo - Pará
Author: Monteiro, Gabriel Gonçalves; Oliveira, Tiago Moisés de; Fiorillo, Amanda Suelen; Marques, Jamille Mariana de Oliveira; Oliveira, Leticia Nascimento Gonçalves de; Junior, Marco Antonio Turatti; Cruz, Mariza Fordelone Rosa; Oliveira, Rui Gonçalves Marques de; Paula, Vanessa Cristina Godoi de
Abstract: Entre as necessidades fundamentais ao ser humano contemporâneo, reconhecidos em leis e documentos, se encontram os chamados direitos à educação. O direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais e constitucionais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre todas as pessoas em seus respectivos territórios. Durante a operação Itacaiúnas do Projeto Rondon – Julho 2015, no município de Abel Figueiredo, no Sul do Pará, foi realizado o curso de metodologia inclusiva para professores da rede pública que atendem as escolas urbanas e rurais. Que teve como prioridade capacitar professores perante os requisitos mínimos da licenciatura. Durante cinco dias foi realizado o curso de metodologia inclusiva, com 15 horas de duração no período 13 a 21 de julho das 9:00 ao 12:00 hrs, abrangendo então todos os aspectos do ensino inclusivo. A realização do mesmo capacitou os professores perante a realidade atual das escolas e os aprimorou ao desenvolvimento de novas metodologias. A primeira semana nos dias 13, 14 e 15 de julho teve como temas abordados a contextualização da escola urbana e os métodos pedagógicos referentes ao ensino. Nos dias 21 e 22 de julho os temas abordados foram a contextualização da escola rural e das compreensões de cidadania do aluno à sociedade. Os estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná de graduação em bacharel e licenciatura em ciências biológicas; Gabriel Gonçalves Monteiro e de licenciatura em história; Tiago Moisés de Oliveira ministraram o curso de metodologia inclusiva para professores da rede pública que atendem escolas urbanas e rurais do município de Abel Figueiredo – Pará. Foi observado o interesse dos professores em adquirirem novas habilidades pedagógicas e novas metodologias para utilizar em sala de aula. Durante a execução do curso de metodologia inclusiva foi aberta uma oportunidade de troca de conceitos e conhecimentos com os professores da rede de ensino de Abel Figueiredo. Consideravelmente, este curso proporcionou o aprendizado recíproco entre palestrantes e ouvintes, pois ambos possuíam novas atribuições referentes ao ensino a serem transmitidos. Ao longo de todos os dias do curso de metodologia inclusiva, o mesmo apresentou análises específicas quando se refere a determinados termos conceituais. A observação foi referida pelos resultados desenvolvidos pelos palestrantes e pelos ouvintes. O curso de metodologia inclusiva foi realizado durante a operação Itacaiúnas sendo esta nos dias 16 de julho a 01 de agosto de 2015.
Description: Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158691
Date: 2015-09


Files in this item

Files Size Format View
CURSO DE METODO ... iel Gonçalves Monteiro.pdf 137.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar