Oficina higiene pessoal e manipulação de alimentos em Acarape

DSpace Repository

A- A A+

Oficina higiene pessoal e manipulação de alimentos em Acarape

Show full item record

Title: Oficina higiene pessoal e manipulação de alimentos em Acarape
Author: Laporte, Fabíola Hommer; Freitas, Michel Alves de; Domingos, Renata; Silva, Leonardo Rogério Binda da; Rodrigues, Luciano Antônio; Lopes, Amanda Pinto Sobrosa; Adame, Luis Felipe do Nascimento; Tubino, Marcela Tagliari; Barbosa, Marcos Martins; Bertolde, Priscila; Rigoni, Aluana Marinho
Abstract: O Projeto Rondon se fez presente pela primeira vez no Estado do Ceará, através da Operação Mandacaru, realizada entre 17 e 31 de janeiro de 2015. Um dos municípios contemplados foi o de Acarape, localizado a 70 quilômetros da capital Fortaleza. Os rondonistas do conjunto A, composto pelo Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, da cidade de Colatina- ES, desenvolverem inúmeras atividades e oficinas, dentre elas a oficina da Higienização Pessoal e Manipulação de Alimentos. O púbico alvo envolvia cozinheiras, merendeiras e demais profissionais de cozinha das escolas e creches municipais. Na oficina foi demonstrada a importância de um higienização correta dos alimentos, demonstrando sua importância de modo a manter qualidade e conservação do alimento, visto que casos de intoxicação alimentar são muito frequentes, muitas vezes por higienização, manipulação ou modo de conservação inadequados. Parasitas e bactérias estão entre os maiores responsáveis por problemas ocasionados por contaminação alimentar. Os coliformes termotolerantes (anteriormente denominados coliformes fecais) são os principais representantes da classe de bactérias. A partir destas informações, aplicou-se técnicas de higienização e manipulação de alimentos. Além destas, foi também discutida a importância da correta higienização do manipulador dos alimentos, aplicando-se as técnicas de lavagem de mãos e assepsia corporal, pois o próprio contaminador pode contaminar o alimento. Foram demonstrados os riscos que a falta da higienização correta a má higienização podem levar saúde do indivíduo. Vários tipos de microrganismos foram apresentados, além de discutidos seu modo de contaminação, seu ciclo reprodutivo, seus sinais e sintomas, microrganismos estes que podem levar à morte. Foi ressaltada a importância de evitar a contaminação a partir das técnicas de higienização. Foram realizadas dinâmicas e práticas, ensinando o modo correto de higienização das mãos dos manipuladores e também a higienização correta dos alimentos, deixando que os participantes preparam-se uma salada de frutas, aplicando as técnicas apresentadas na oficina. O impacto nos participantes foi grande, visto que, a maioria dos participantes não conhecia as técnicas corretas de higienização, os microrganismos apresentados, além de não conhecerem os riscos e danos que são causados por estes. Os participantes se propuseram a aplicar o que foi discutido na oficina, em vista do benefício que traria na manipulação de alimentos tanto no ambiente de trabalho, quanto em sua própria casa.
Description: Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158687
Date: 2015-09


Files in this item

Files Size Format View
Oficina Higiene ... Fabíola Hommer Laporte.pdf 135.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar