Comunicação eficaz para setor público: uma experiência em Wanderlândia (TO)

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Title: Comunicação eficaz para setor público: uma experiência em Wanderlândia (TO)
Author: Oelsner, Carla Juliana Nunes; Gomes, Mariana Carvalho; Júnior, Guilhardes de Jesus
Abstract: Entende-se assessoria de comunicação como o setor responsável pelo fluxo de informações tanto com o público interno de uma empresa ou instituição, quanto com o público externo. É encarregado de criar estratégias para que seja estabelecida uma relação efetiva com o público. Como parte das atividades da Operação Itacaiúnas do Projeto Rondon, ocorrida entre 17 de julho e 02 de agosto, foram desenvolvidas, na cidade de Wanderlândia (TO), a oficina Comunicação Eficaz Para Setor Público, voltada especificamente para os profissionais que realizam o trabalho de comunicação social na Prefeitura de Wanderlândia. O objetivo da oficina era explicar o que é uma assessoria de comunicação, apresentando algumas dicas sobre como ter uma assessoria eficaz, que estabeleça bem a relação com seu público e obedeça as normas de publicização das ações do setor público. Foram abordados os seguintes conteúdos: a) o que é assessoria de comunicação; b) assessoria de imprensa; c) relações públicas; d) publicidade e propaganda; e) estrutura do release e da notícia; f) como construir títulos de um relise ou notícia; g) como fazer uma fanpage no Facebook; h) como construir um site governamental. Compareceram na oficina oito pessoas, entre elas alguns secretários e outros profissionais que trabalham em setores da Prefeitura. No início da parte expositiva, foi feita uma roda de conversa – diagnóstico, para que fosse possível entender o que já era feito pela prefeitura em termos de comunicação, os pontos positivos e o que precisava ser mudado. De modo geral, as pessoas participaram bastante da oficina. Souberam perceber e aceitar o que precisava ser modificado no trabalho feito pela Prefeitura, assim como souberam valorizar os pontos positivos. Apesar de apresentarem certa resistência, foi possível perceber que estavam dispostos a mudar. Após um tempo de conversa e da explicação, as pessoas se sentiram um pouco mais confortáveis e deixou a resistência de lado, o que tornou o trabalho um pouco mais fácil, já que foi focado nas dúvidas que cada um tinha sobre o assunto. Consideramos a atividade bastante satisfatória, tendo em vista a atitude dos participantes em procurar se adequar e modificar a realidade do trabalho.
Description: Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158669
Date: 2015-09


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COMUNICAÇÃO EFI ... Juliana Nunes Oelsner.pdf 179.1Kb PDF View/Open

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