A Educação Ambiental através de materiais recicláveis
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dc.contributor |
Congresso Nacional do Projeto Rondon (2. : 2015 : Florianópolis, SC) |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Haura, Fernanda Karina |
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dc.contributor.author |
Santos, Vanessa Guimarães |
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dc.contributor.author |
Pirolo, Alexandre |
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dc.contributor.author |
Miranda, Pedro |
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dc.contributor.author |
Veber, Ana Paula |
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dc.date.accessioned |
2016-01-28T18:46:24Z |
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dc.date.available |
2016-01-28T18:46:24Z |
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dc.date.issued |
2015-09 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158626 |
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dc.description |
Trabalho apresentado no II Congresso Nacional do PROJETO RONDON, realizado em Florianópolis, SC, no período de 23 a 25 de setembro de 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As crianças atualmente estão muito ligadas à tecnologia, e acabam interagindo pouco com brinquedos convencionais. Diante disso surge a ideia de se criar brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis, como exemplo a garrafa PET, que leva mais de 100 anos para se decompor. Durante a Operação Rondon realizada em Tibagi-PR em julho de 2015, foi utilizado o material “PET” para a elaboração desses brinquedos. A Operação Rondon foi promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em Tibagi, atuaram acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Nas escolas municipais em Tibagi, os rondonistas abordaram o tema “educação ambiental” com os alunos, explicitando e refletindo sobre a proteção à natureza. Em seguida foram elaborados alguns brinquedos a partir de materiais recicláveis (bilboquês, vai-e-vem, animais e flores), sendo que os rondonistas explicavam como deveria ser feito e cada criança aprendia e fazia o seu próprio brinquedo. Optou-se por instrumentalizar o aluno a fazer seu próprio brinquedo, ao invés de entregar a ele um brinquedo pronto, pois espera-se que cada criança tome valor daquele objeto, e tendo a experiência de produzir seu próprio brinquedo possa ensinar outras crianças e pessoas e como cada criança tem uma criatividade esplêndida poderá aprimorar aquele brinquedo conforme seu raciocínio. A meta desta criação é a reutilização, sustentabilidade e educação ambiental, essa criança provavelmente tornará aquele brinquedo “símbolo” da natureza. Dará àquele objeto carinho que ela dá aos animais e a natureza. O gostar da natureza acaba por se tornar um objeto e assim como ela precisa cuidar daquele objeto ela precisa cuidar da natureza. “A natureza está nas mãos dela”. Construindo seus brinquedos com estes materiais, as crianças acabam se envolvendo e envolvendo aqueles que estão ao seu redor, família, amigos, vizinhos e essa atividade acaba por se espalhar, trazendo benefícios para o meio ambiente e para cada um que de alguma forma foi afetado por essa atividade educativa. Além de criar o conhecimento e cuidado com a natureza, esta prática desenvolve a consciência do reciclar e reutilizar materiais. A criança aprende como fazer a correta destinação do material e tem a oportunidade de transformar o que era lixo em brincadeiras ou algo útil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.title |
A Educação Ambiental através de materiais recicláveis |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |
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