Negócios sociais como inovação para a redução da pobreza: um estudo de caso do Banco Palmas

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Negócios sociais como inovação para a redução da pobreza: um estudo de caso do Banco Palmas

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Title: Negócios sociais como inovação para a redução da pobreza: um estudo de caso do Banco Palmas
Author: Simioni, Jessica Cristina
Abstract: Este trabalho se propõe a analisar as diferentes perspectivas de conceituação de negócios sociais, visando compreender de que forma eles contribuem com a redução da pobreza utilizando-se da ótica mercadológica. A partir disso, é feita uma ligação com as grassroots innovations, inovações que são criadas pela comunidade a fim de solucionar um problema social vivido por seus membros. A realização do estudo empírico foi feita por meio do estudo de caso do Banco Palmas, o primeiro banco de microcrédito do Brasil, situado em uma das comunidades mais carentes de Fortaleza, capital do Ceará. O Banco, porém, não segue a perspectiva de conceituação de negócios sociais latino-americana, pois não tem como objetivo o lucro, mas sim um impacto social na comunidade na qual está situado, visando escalar seu negócio para outras comunidades no país com a criação de outros bancos comunitários, aproximando-se, assim, da perspectiva dos países asiáticos. Concluiu-se que o Banco Palmas é um negócio social focado na base da pirâmide, possuindo inovações criadas bottom-up que colaboraram com a melhoria das condições de vida no Conjunto Palmeira.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158281
Date: 2016-01-12


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