Oral strategies used by brazilian students learning english
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bohn, Hilario Inacio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Boralli, Nadir de Assis |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-01-08T17:56:55Z |
|
dc.date.available |
2016-01-08T17:56:55Z |
|
dc.date.issued |
1993 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
92422 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157773 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é analisar as estratégias que os estudantes brasileiros usam para resolver seus problemas comunicativos em uma língua estrangeira nas duas fases de produção de fala: planejamento e execução. Adicionalmente, a relação entre nível de proficiência do aluno e o uso de estratégias de comunicação e signos de hesitação é discutida. Os dados para o estudo foram obtidos de alunos de três diferentes níveis de proficiência e foram testados em três diferentes atividades. A metodologia empregada para se obter o processo mental de produção de fala do aluno foi baseado em dados de desempenho e análises introspectivas. A taxonomia empregada para a identificação das estratégias de comunicação foi baseado em tipologias existentes, mais especialmente a de Tarone, Cohen e Dumas, 1980; Faerch e Kasper, 1984; Willhems, 1987 e Oxford, 1990. Os resultados gerais deste estudo indicaram que apesar dos falantes basicamente empregarem o mesmo tipo de estratégia de comunicação e signos de hesitação para superar seus problemas comunicativos, a freqüência de estratégias de comunicação e os signos de hesitação variam de acordo com os níveis de proficiência, mostrando que os estudantes brasileiros evoluem em termos de tipo e freqüência no uso de estratégias de comunicação e signo de hesitação, sugerindo que o comportamento comunicativo dos falantes é transitório e dinâmico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Oral strategies used by brazilian students learning english |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar