Oral strategies used by brazilian students learning english

DSpace Repository

A- A A+

Oral strategies used by brazilian students learning english

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bohn, Hilario Inacio pt_BR
dc.contributor.author Boralli, Nadir de Assis pt_BR
dc.date.accessioned 2016-01-08T17:56:55Z
dc.date.available 2016-01-08T17:56:55Z
dc.date.issued 1993 pt_BR
dc.identifier.other 92422 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157773
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é analisar as estratégias que os estudantes brasileiros usam para resolver seus problemas comunicativos em uma língua estrangeira nas duas fases de produção de fala: planejamento e execução. Adicionalmente, a relação entre nível de proficiência do aluno e o uso de estratégias de comunicação e signos de hesitação é discutida. Os dados para o estudo foram obtidos de alunos de três diferentes níveis de proficiência e foram testados em três diferentes atividades. A metodologia empregada para se obter o processo mental de produção de fala do aluno foi baseado em dados de desempenho e análises introspectivas. A taxonomia empregada para a identificação das estratégias de comunicação foi baseado em tipologias existentes, mais especialmente a de Tarone, Cohen e Dumas, 1980; Faerch e Kasper, 1984; Willhems, 1987 e Oxford, 1990. Os resultados gerais deste estudo indicaram que apesar dos falantes basicamente empregarem o mesmo tipo de estratégia de comunicação e signos de hesitação para superar seus problemas comunicativos, a freqüência de estratégias de comunicação e os signos de hesitação variam de acordo com os níveis de proficiência, mostrando que os estudantes brasileiros evoluem em termos de tipo e freqüência no uso de estratégias de comunicação e signo de hesitação, sugerindo que o comportamento comunicativo dos falantes é transitório e dinâmico. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Oral strategies used by brazilian students learning english pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
92422.pdf 3.895Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar