Projeto geotécnico do aterro de encontro do viaduto Kobrasol na Via Expressa – BR-282
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maccarini, Marciano |
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dc.contributor.author |
Steffens, Aline Helena Delfino |
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dc.date.accessioned |
2015-12-17T11:48:27Z |
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dc.date.available |
2015-12-17T11:48:27Z |
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dc.date.issued |
2015-12-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157220 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presença de solos moles no subsolo da área de implantação da duplicação do aterro da BR-282, no encontro do viaduto Kobrasol, inferiu ao presente projeto geotécnico o estudo de parâmetros de compressibilidade, resistência não drenada e caracterização física do solo. Tais averiguações deram-se através da prospecção do solo de fundação por ensaios de campo (SPT, CPTu, Vane Test e dissipação) e de laboratório (densidade relativa dos grãos, limites de Atterberg, granulometria com sedimentação, resistência a compressão simples e adensamento convencional). A geometria do aterro e o caráter compressível do solo de fundação implicaram o dimensionamento de geodrenos para aceleração das deformações verticais, assim como a inclusão de geogrelhas no corpo do aterro para aumentar a estabilidade do conjunto aterro-solo de fundação. Neste sentido, foi necessário calcular o coeficiente de adensamento horizontal e vertical. Foi também realizada a análise de estabilidade do aterro para a seção mais crítica (altura do aterro com sobrecarga). Nesta seção, o fator de segurança é de 1,34 ao fim da construção do aterro assumido em um mês. |
pt_BR |
dc.format.extent |
130 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Solos moles |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros geotécnicos |
pt_BR |
dc.subject |
Aterro reforçado com geogrelha |
pt_BR |
dc.subject |
Geodrenos |
pt_BR |
dc.subject |
Estabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Projeto geotécnico do aterro de encontro do viaduto Kobrasol na Via Expressa – BR-282 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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