Title: | Dimensionamento de longarinas protendidas com a consideração das etapas construtivas |
Author: | Kaestner, Camile Luana |
Abstract: |
O presente trabalho trata da aplicação de conceitos gerais sobre o projeto de superestruturas de pontes e o dimensionamento de vigas pós-tracionadas, com considerações acerca do segundo estágio de concretagem. No modelo de execução adotado, é definido que a seção transversal da viga varia durante a construção, pois as lajes concretadas no local são incorporadas como mesa colaborante. De modo a avaliar as influências dessa sequência de execução no dimensionamento das vigas, fez-se uma proposta para o tabuleiro de uma ponte rodoviária, com a definição dos gabaritos transversal e longitudinal. Foram definidas quatro vigas principais de 40 metros de extensão, com um vão central de 30 metros e balanços nas extremidades. Realizou-se a análise estrutural, o dimensionamento das armaduras e o detalhamento final da longarina. O processo iterativo de ajustes no arranjo dos cabos de protensão foi feito até ser atendida a verificação final de tensões, em todas as seções de controle e para todas as idades de projeto consideradas críticas. Após isso, foram aplicadas as verificações quanto aos estados limites últimos de flexão, cisalhamento e fadiga. Os deslocamentos máximos foram estimados e verificados de forma a atender ao estado limite de serviço de deformações excessivas, para a idade do ato da protensão e em tempo infinito. No detalhamento final da viga estão contempladas as armaduras de costura entre a viga pré-moldada e as lajes moldadas no local, as armaduras passivas e de pele, conforme as prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). This paper deals with the application of concepts about designing superstructure bridges and post-tensioned beams, with considerations about the second stage concrete. It is defined that the cross-section geometry varies during construction as the cast in place concrete are considered to be cooperating. In order to evaluate the effects of this construction sequence in the design of the beams, it was defined the transverse and longitudinal templates of a road bridge, with four stringers about 40 meters of total span, 30 meters in the central span and external cantilevers. The structural analysis, the verification and detailing of the reinforcement concrete beam were done. The iterative process of adjustments in the prestressing tendons disposition was done until the complete verification of the normal stresses at the critical sections and stages. After that, the checks were applied as the ultimate limit states in bending, shear and fatigue. The maximum displacements were estimated and verified in order to attend serviceability limit state for excessive deformation, to the age of the act of prestressing and in infinite time. At the end are detailed the vertical steel bars between the precast concrete beam and cast in place slabs, the passive and skin longitudinal reinforcements, according to Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157101 |
Date: | 2015-11-26 |
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TCC_Camile_Kaestner.pdf | 8.625Mb |
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TCC |