Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada

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Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lopez, Rafael Holdorf
dc.contributor.author Gonçalves, Matheus Silva
dc.date.accessioned 2015-12-10T13:57:44Z
dc.date.available 2015-12-10T13:57:44Z
dc.date.issued 2015-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157047
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma análise sobre as possíveis vantagens de se utilizar uma metodologia de projeto baseada em confiabilidade estrutural, para a longarina de uma aeronave de aerodesign. Um procedimento de otimização multiobjetivo é aplicado para avaliar a relação entre massa e probabilidade de falha da estrutura, essa última calculada pelo método de confiabilidade de primeira ordem. Observa-se que o procedimento utilizado pode apresentar estruturas mais leves, considerando a mesma probabilidade de falha daquelas projetadas pelo método determinístico. Além disso, esses ganhos podem ser incrementados caso permita-se uma relaxação da segurança da estrutura, visto não haver riscos de pessoas envolvidas. Apesar desses resultados, percebe-se que a aplicação correta dessa metodologia depende muito dos dados envolvidos e de como estes serão representados de maneira probabilística. Porém, os esforços na caracterização do problema são recompensados pelos resultados obtidos. pt_BR
dc.description.abstract This study presents an analysis of the advantages of the design metodology based on structural reliability, for the stringer of an aerodesign aircraft. A procedure of multiobjective optimization is aplied to evaluate the relation between mass and probability of failure of the structure, calculated by First Order Reliability Method. It can be observed that this procedure presents better performance over the deterministic approach. Moreover, its gains can be improved if one relaxes the safety of the structure, since there is no risk of people involved. The correct aplication of this methodology depends largely on the data used and how these data are represented probabilisticly. However, the efforts in the caracterization of the problem can be rewarded with great results. pt_BR
dc.format.extent 96 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Aerodesign pt_BR
dc.subject Confiabilidade estrutural pt_BR
dc.subject Probabilidade de falha pt_BR
dc.subject Otimização multiobjetivo pt_BR
dc.title Análise da confiabilidade estrutural da longarina de uma aeronave rádio controlada pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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