A análise do trabalho docente na educação a distância: estudo comparativo entre UFSC e IFSC

DSpace Repository

A- A A+

A análise do trabalho docente na educação a distância: estudo comparativo entre UFSC e IFSC

Show full item record

Title: A análise do trabalho docente na educação a distância: estudo comparativo entre UFSC e IFSC
Author: Rocha, Robson Vander Canarin da
Abstract: Muitas são as atribuições do profissional docente nos Cursos ofertados a distância, e não raro estes acumulam paralelamente outras funções, contribuindo de diversas maneiras para os resultados obtidos nos Cursos EAD. Este estudo objetiva analisar o trabalho docente no Curso de Especialização em Gestão Pública do IFSC e da UFSC. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa que considerou como categorias de análise as seguintes dimensões do trabalho docente na EAD: didática, pedagógica, tecnológica e a administrativa. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo enquadrada como descritiva tendo como estratégia o estudo de caso. Foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e entrevistas semiestruturadas. Na sequência foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados por meio de análise do discurso. Obteve-se como resultado, uma análise do trabalho docente em cada instituição, considerando as seguintes dimensões: pedagógicas, didáticas, tecnológicas e administrativas. Apresenta também as dificuldades encontradas pelos docentes, seja no gerenciamento de um Curso á distância ou nas atividades de ensino aprendizagem. A pesquisa também apresenta uma descrição dos Cursos de Especialização em Gestão Pública em ambas as instituições e dessa forma pode-se perceber as aproximações e distanciamentos os Cursos selecionados, que apesar de possuírem práticas distintas na condução das suas ações, existem pontos convergentes. Compararam-se os resultados encontrados em cada Curso e destacaram-se os aspectos positivos e aqueles que necessitam de melhorias nas práticas docentes de ambas os Cursos, por fim identificaram-se os fatores que influenciaram na efetividade do trabalho docente na educação à distância.<br>Abstract : Many are the duties of the teaching profession in the distance courses offered, and often these accumulate alongside other functions, contributing in various ways to the results obtained in the distance education courses. This study aims to analyze the teaching work in the Specialization Course in Public Management from the IFSC and UFSC. To this end developed a survey that considered as categories of analysis the following dimensions of the teaching work in distance education: teaching, educational, technological and administrative. The research had a qualitative approach, being framed as descriptive, having a strategy case study. Documentary, bibliographic and research semistructured interviews were conducted. Subsequently it carried out a qualitative analysis of the data collected through discourse analysis. Was obtained as a result, an analysis of the teaching work in each institution, considering the following dimensions: pedagogical, didactic, technological and administrative. It also presents the difficulties encountered by teachers, either in managing a course at a distance or in teaching and learning activities. The survey also provides a description of the specialization courses in Public Management in both institutions and thus can realize the similarities and differences selected courses, which even though they possess different practices in the conduct of their actions, there is converging points. They compared the results found in each course and stood out the positive aspects and those that need improvement in teaching practices of both the courses; finally identified the factors that influence the effectiveness of teaching work in distance education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136496
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
335987.pdf 3.328Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar