QUAL O GRAU DE ENGAJAMENTO DOS DOCENTES E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA PRÁTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)?
Show full item record
Title:
|
QUAL O GRAU DE ENGAJAMENTO DOS DOCENTES E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NA PRÁTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)? |
Author:
|
TORRES, ADRIANA AMADEU GARCIA; NICOLINI, ALEXANDRE MENDES; OLIVEIRA, DANIELLE ALMEIDA; ANDRADE, RUI OTÁVIO BERNARDES DE
|
Abstract:
|
Estabelecendo uma analogia entre engajamento mútuo, enquanto aspecto marcante da Comunidade de Prática (CoP), e o engajamento dos docentes e das IES para a prática do PPC, o objetivo deste artigo é identificar o grau de engajamento de ambos na prática do PPC. A pesquisa é quantitativa e tem caráter descritivo. Para levantamento de dados utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com docentes de todo o país, adotando o método survey, com o apoio da ferramenta survey monkey. Foram respondidos 548 questionários entre os dias 09 de junho a 21 de julho de 2015. Para o tratamento dos dados foi utilizada estatística descritiva e análise de clusteres, pelo método two steps (duas etapas). Para fins de análise foram considerados três aspectos do engajamento mútuo: o tratamento da diversidade e parcialidade, a complexidade das relações mútuas e a promoção do engajamento. Como conclusão tem-se que, no caso do PPC, o engajamento mútuo entre docentes e IES para sua prática não acontece, nem mesmo de forma voluntária e espontânea, o que prejudica a utilização deste como um instrumento estratégico. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136225
|
Date:
|
2015-12-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar