REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
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dc.contributor.author |
JULIANI, DOUGLAS PAULESKY |
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dc.contributor.author |
OTANI, NILO |
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dc.contributor.author |
SANCHEZ, FERNANDA |
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dc.date.accessioned |
2015-11-05T11:43:54Z |
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dc.date.available |
2015-11-05T11:43:54Z |
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dc.date.issued |
2015-12-04 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136220 |
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dc.description.abstract |
A Avaliação Institucional tem papel fundamental nesta interação e serve como ferramenta que permite detectar a efetividade das atividades das Instituições de Ensino Superior perante a sociedade. Portanto, a avaliação institucional é um instrumento imprescindível ao trabalho do gestor. É por meio dela que será possível um autoconhecimento da instituição bem como de suas fragilidades a fim de se redefinir e repensar o planejamento. A avaliação será capaz de fornecer subsídios para que a instituição caminhe em consonância com a sociedade e ao encontro de sua missão. Este artigo objetiva fomentar a discussão, a respeito do papel exercido pelo Estado no que tange à educação, do papel da avaliação institucional e a importância do seu planejamento, de modo a atingir os diversos atores envolvidos e em todas as etapas, desde a sua concepção à implantação.. Para responder essas questões, utiliza-se pesquisa bibliográficas em livros, teses e artigos. Considera-se que a construção de um sistema de avaliação válido para todas as IES é indispensável para uniformizar procedimentos e manter a qualidade de ensino, bem como outras atividades indissociáveis, a pesquisa e a extensão, que corroboram para a formação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Porém é imprescindível a consideração da vasta extensão territorial, as peculiaridades regionais e a grande gama de instituições, com suas heterogeneidades e diversidades, que as tornam únicas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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