MELHORIA DA QUALIDADE COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO QFD NA FORMULAÇÃO DE UMA NOVA GRADE CURRÍCULAR PARA O CURSO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE ENERGIA DO IFSC

DSpace Repository

A- A A+

MELHORIA DA QUALIDADE COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO QFD NA FORMULAÇÃO DE UMA NOVA GRADE CURRÍCULAR PARA O CURSO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE ENERGIA DO IFSC

Show full item record

Title: MELHORIA DA QUALIDADE COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO QFD NA FORMULAÇÃO DE UMA NOVA GRADE CURRÍCULAR PARA O CURSO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE ENERGIA DO IFSC
Author: OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE; MORINI, ANTONIO AUGUSTO; LEZANA, ALVARO GUILLERMO ROJAS; CAMPOS, ROGÉRIO ANTÔNIO
Abstract: A melhoria da qualidade dos cursos prescinde, dentre outros, de uma busca contínua de alinhamento e atualização de seus currículos como resposta a questões vitais, como: diminuir a lacuna existente entre as competências desenvolvidas no curso e as exigidas pelo mercado de trabalho. O QFD – Quality Function Deployment - Desdobramento da Função Qualidade é um método que visa traduzir as necessidades dos clientes em requisitos de produto; e no campo educacional pode ser utilizado para avaliar se a grade curricular de um curso propicia as competências por ele requeridas. Por meio de uma pesquisa documental e de levantamento com questionários aplicados junto a alunos e professores do curso Tecnólogo em Sistema de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, este artigo avalia a aderência da grade curricular do curso de Tecnólogo em Sistemas de Energia do IFSC às competências determinadas a partir dos objetivos do curso, das atribuições conferidas pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e das necessidades de seus clientes. O estudo foi desenvolvido em três etapas e os resultados mostram a priorização das competências correlacionadas a cada uma das disciplinas da grade, além da Matriz da Qualidade, com desdobramentos que propiciam as proposições de melhoria com foco nas competências.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136152
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
102_00041.pdf 432.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar