A CONTRIBUIÇÃO DAS RELAÇÕES DA TRÍPLICE-HÉLICE NO FOMENTO AOS PROJETOS DE EXTENSÃO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO |
|
dc.contributor.author |
NAKAYAMA, MARINA KEIKO |
|
dc.contributor.author |
SOUZA, IZABEL REGINA DE |
|
dc.contributor.author |
GIANEZINI, MIGUELANGELO |
|
dc.date.accessioned |
2015-11-04T12:54:40Z |
|
dc.date.available |
2015-11-04T12:54:40Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136149 |
|
dc.description.abstract |
As relações entre a universidade, a empresa e o governo são cada vez mais importantes para o fortalecimento das competências sociais das instituições de educação superior. No Brasil, especialmente após a consolidação do marco regulatório das Universidades Comunitárias, surgem possibilidades de uma contribuição e um posicionamento social diferenciado desse modelo institucional em função das oportunidades que emergem da tríplice-hélice. Nesse sentido, o artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições das relações da tríplice-hélice para o desenvolvimento e o fortalecimento de projetos extensionistas em uma universidade comunitária. As contribuições teóricas apresentam os direcionamentos conceituais da tríplice-hélice, um resgate do posicionamento das universidades comunitárias no Brasil e a importância da extensão para a consolidação da identidade institucional. A pesquisa, por intermédio de uma abordagem qualitativa, é caracterizada como exploratória, descritiva, baseada numa visão de mundo interpretativista, utilizando dos conceitos de estudo de caso para a consolidação da investigação. Os resultados mostram que a tríplice-hélice, com suas emergentes oportunidades, fortalecem as relações sociais entre a universidade e a sociedade, de modo que a interlocução entre os envolvidos permite que a universidade possa explorar cada vez mais a extensão como um diferencial competitivo. As conclusões destacam que a dinâmica extensionista na universidade é uma grande proposição de valor, especialmente quando há a participação interdependente de todos os envolvidos na construção das competências sociais da universidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
A CONTRIBUIÇÃO DAS RELAÇÕES DA TRÍPLICE-HÉLICE NO FOMENTO AOS PROJETOS DE EXTENSÃO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar