ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO E A AVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Show simple item record
dc.contributor.author |
MOURA, SUZANA CRISTINA ANDRADE |
|
dc.contributor.author |
HAAS, CELIA MARIA |
|
dc.date.accessioned |
2015-11-04T12:47:11Z |
|
dc.date.available |
2015-11-04T12:47:11Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136144 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa analisa a evasão escolar em uma Instituição Pública de Educação Superior do Município de Guarulhos e busca compreender a relação entre a forma de ingresso dos alunos com a desistência, considerando que a reserva de vagas é uma política pública de acesso a esse grau de ensino e uma modalidade das ações afirmativas. Foi ainda, objetivo da pesquisa, verificar em qual das modalidades de ingresso ocorreu maior evasão escolar e questionar os alunos evadidos a fim de conhecer as razões que culminaram com a desistência do curso de graduação em uma Instituição Pública. Foram coletados os dados referentes ao período de 2009 e 2010, de dois cursos: uma licenciatura e um curso superior tecnológico. A Instituição de Educação Superior em estudo tem, como forma de ingresso, políticas de ação afirmativa e também de ampla concorrência. Buscou-se verificar junto aos alunos evadidos se relacionam a evasão ao fato de serem oriundo de uma Instituição Pública de nível médio. Como resultado, observamos que a evasão escolar não está relacionada com a forma de ingresso dos alunos na educação superior, bem como verificamos que, de modo geral, os alunos evadidos entendem que sua origem escolar não tem relação com a desistência. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO E A AVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar