GESTÃO DE TALENTOS E O BOM PROFESSOR PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CLUSTERS
Show simple item record
| dc.contributor.author |
MAGALHÃES, YANA TORRES DE |
|
| dc.contributor.author |
DIAS, SÍLVIA MENEZES PIRES |
|
| dc.contributor.author |
SANTOS, MÁRCIO CESAR FRANCO |
|
| dc.contributor.author |
RIBEIRO, LILIAN PONZO |
|
| dc.contributor.author |
MAGALHAES, IOLANDA MORAIS TORRES |
|
| dc.contributor.author |
MACHADO, ANA MARIA ALVES |
|
| dc.date.accessioned |
2015-11-04T11:56:31Z |
|
| dc.date.available |
2015-11-04T11:56:31Z |
|
| dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
| dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136126 |
|
| dc.description.abstract |
Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar quais são os talentos dentre professores de cursos de pós-graduação lato sensu da área de Administração a partir dos tipos de bons sob a ótica de seus alunos. Buscou-se comprovar a tese de que não existe um tipo universal de bom professor, mas tipos diferentes entre si. As pesquisas sobre o bom professor em geral se limitam a apontar suas características. A síntese da revisão da literatura consolidou um modelo que considera, por parte do professor, três dimensões: formação, didática e personalidade. Por parte do aluno, foram consideradas as seguintes dimensões: características pessoais, nível socioeconômico, disponibilidade para estudo e características relacionadas ao curso. Foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e quantitativo, com a aplicação de um questionário a 188 alunos de três cursos de pós-graduação lato sensu da área de Administração. Foi pedido a eles que nomeassem o melhor professor que tiveram ao longo do curso e que respondessem o questionário tendo esse professor como referência. A pesquisa quantitativa realizou a análise de clusters, com características dos alunos e dos bons professores, e revelou cinco tipos de bons professores: Relacional, Tradicional, Acadêmico Relacional, Acadêmico Relacional de Mercado e Artista. A pesquisa quantitativa corroborou a tese de que não há um tipo universal de bom professor e sua principal contribuição para a literatura é apresentar os cinco tipos encontrados. Isso significa que elencar as características de bons professores só faz sentido quando se sabe de que tipo de professor se está falando. |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
| dc.title |
GESTÃO DE TALENTOS E O BOM PROFESSOR PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CLUSTERS |
pt_BR |
| dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar