A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DE GESTÃO DA ÁREA DE CAPACITAÇÃO ALINHADA ÀS POLÍTICAS NACIONAIS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES

DSpace Repository

A- A A+

A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DE GESTÃO DA ÁREA DE CAPACITAÇÃO ALINHADA ÀS POLÍTICAS NACIONAIS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES

Show full item record

Title: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DE GESTÃO DA ÁREA DE CAPACITAÇÃO ALINHADA ÀS POLÍTICAS NACIONAIS DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIDORES
Author: DONAZAR, REBECA CAMPANI
Abstract: O presente artigo tem o objetivo de apresentar a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em gestão da área de capacitação alinhada às políticas nacionais de capacitação e desenvolvimento de servidores. No texto, são analisadas as finalidades e as diretrizes apresentadas nas políticas nacionais de capacitação e desenvolvimento de servidores, instituídas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Ministério da Educação, em comparação com os programas desenvolvidos pela UFRGS no mesmo período. A partir dessa comparação, são avaliados os atuais desafios enfrentados pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS. Trata-se de um relato de experiência, com o suporte metodológico de pesquisa documental. Inicialmente, foram consultadas as legislações que regulamentam a área de pessoal no âmbito do serviço público federal. Posteriormente, dedicou-se ao estudo específico sobre as normas afetas exclusivamente às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Após ser examinada a legislação federal, foram consultadas as normativas internas da UFRGS, relativas à área de desenvolvimento de pessoas. Dessa forma, foi possível compor o percurso percorrido pela gestão da capacitação na UFRGS, desde a década de 1970 até os dias atuais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136115
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00222e.pdf 313.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar