TRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO COMPONENTE REGULAR DO CALENDÁRIO ACADÊMICO
Show simple item record
dc.contributor.author |
SPRICIGO, CINTHIA BITTENCOURT |
|
dc.contributor.author |
MARTINS, VIDAL |
|
dc.contributor.author |
OLIVEIRA, JELSON ROBERTO DE |
|
dc.contributor.author |
XIMENES, PRISCILA |
|
dc.contributor.author |
VIVAN, LUIZ ALBERTO |
|
dc.date.accessioned |
2015-11-04T11:18:31Z |
|
dc.date.available |
2015-11-04T11:18:31Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136110 |
|
dc.description.abstract |
Desde a definição da hora de 60 minutos, cursos de graduação que funcionam em apenas um turno podem ter dificuldade em completar sua carga horária mínima, estendendo o calendário acadêmico para muito além dos 200 dias letivos obrigatórios. Este trabalho discorre sobre a implantação do Trabalho Discente Efetivo (TDE), definido na Resolução CES 3/2007 do Ministério da Educação brasileiro, como componente oficial do calendário acadêmico. Trata-se de uma mudança de paradigma, considerando que cursos presenciais passam a ter cerca de 20% da carga horária de todas as suas disciplinas cumpridas com atividades discentes supervisionadas. Após regulamentação institucional e formação docente, a implantação do TDE ocorreu com sucesso em muitas disciplinas, mas detectaram-se problemas com a motivação dos estudantes para realização das atividades, com a qualidade da supervisão docente e com a distribuição da carga horária do TDE ao longo do semestre. Oficinas sobre a incorporação de metodologías ativas para melhoria da qualidade das atividades TDE e incremento do aprendizado dos estudantes são a principal proposta para a continuidade do programa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
TRABALHO DISCENTE EFETIVO COMO COMPONENTE REGULAR DO CALENDÁRIO ACADÊMICO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar