FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES DE MARKETING DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAL DO BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES DE MARKETING DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAL DO BRASIL

Show full item record

Title: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES DE MARKETING DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAL DO BRASIL
Author: ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA; SILVA, FLORA MORITZ DA; REZENDE, BERNARDETE CRISTINA; SEMPREBON, ELDER; PETROLL, MARTIN DE LA MARTINIÈRE
Abstract: O artigo aborda a formação acadêmica dos docentes da linha de pesquisa em marketing, dos Programas de Pós-graduação em Administração de Universidades Pública Federal do Brasil, isto é, Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O estudo foi realizado de maio a julho de 2015. A análise exploratória da Grande Área do Curso de Administração (CNPq, 2015) indicou 63 IFES, sendo que 26 têm Pós-graduação Acadêmica em Administração, mas apenas 8 com a linha de marketing, totalizando 58 docentes. Os dados destes 58 docentes ou censo foram obtidos do Currículo Lattes (CNPq, 2015). Assim, o público-alvo do Survey (AAKER, 2001; MALHOTRA, 2001) foram somente os docentes de Pós-graduação stricto sensu, classificado de 4 a 7 (CAPES, 2015). O tratamento dos dados foi qualitativo com análise descritiva. Constatou-se que 50% dos pesquisados são graduados em administração e, 65% estudaram em IFES. As Pós-Graduações em Administração da UFRJ, UFMG, UFRGS, UFPE e USP (Universidade Pública Estadual) destacam-se na formação de mestre e/ou doutor em Administração que lecionam marketing. Durante o doutorado alguns fizeram Sanduiche e/ou Pós-Doutorado no exterior: USA, UK, ES, FR, JP, PT. Concluiu-se que há a concentração da formação dos docentes de marketing em IFES nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136096
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00198.pdf 612.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar