GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

DSpace Repository

A- A A+

GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

Show full item record

Title: GERENCIAMENTO DE CARREIRAS: A PERCEPÇÃO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NUMA UNIVERSIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
Author: MACHADO, MÔNICA CRISTINA ROVARIS; SEIXAS, PATRICIA GÓES FERREIRA
Abstract: As organizações lidam com seu quadro funcional contendo pessoas de diferentes gerações comportamentais, Geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (nascidos entre 1965 e 1979) e Geração Y (nascidos entre 1980 a 1995). A presente pesquisa procurou verificar a percepção sobre o gerenciamento de carreiras dos técnicos administrativos, divididos nas gerações comportamentais Baby Boomers, X e Y, na Universidade Federal de Sergipe. O estudo é caracterizado como de caso único (Yin, 2001) teve caráter exploratório, estruturado em uma revisão da literatura com tópicos relacionados a gestão de pessoas, as competências do gerenciamento de carreiras e as gerações comportamentais. O questionário aplicado teve uma amostra de 55 funcionários da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe divididos de acordo com as gerações comportamentais. Verificou-se o perfil sócio-funcional dos funcionário e sua percepção sobre o gerenciamento de carreiras a partir das competências geracionais: Sabendo como (knowing how), Sabendo com quem (knowing whom), Sabendo por que (knowing why) e crescimento profissional. A Geração Baby Boomers e a Geração X foram as que mais se identificaram com as competências do gerenciamento de carreiras e a Geração Y mais descrente nas afirmativas relacionadas às competências destacadas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136069
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00185.pdf 361.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar