“O SABER E O FAZER DOS DOCENTES DOS CURSOS DE TURISMO DO RIO GRANDE DO SUL”
Show simple item record
dc.contributor.author |
RAMOS, MARIA DA GRAÇA GOMES |
|
dc.contributor.author |
GARCIA, TANIA ELISA MORALES |
|
dc.contributor.author |
MÜLLER, DALILA |
|
dc.contributor.author |
HALLAL, DALILA ROSA |
|
dc.contributor.author |
NOVO, LUCIANA FLORENTINO |
|
dc.date.accessioned |
2015-11-03T13:13:57Z |
|
dc.date.available |
2015-11-03T13:13:57Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136060 |
|
dc.description.abstract |
Na área de Turismo, há diversos questionamentos com relação a formação dos seus docentes/pesquisadores, considerando a ampla diversidade no foco da formação dos mesmos. Nesse sentido, o presente estudo traz algumas reflexões e dados sobre a formação profissional de 132 docentes de 12 cursos superiores de Turismo do Rio Grande do Sul. Na investigação realizada, foi utilizado como fonte de dados o portal do MEC-Sistema-e-MEC, plataforma lattes do CNPq e informações disponibilizadas na Website das instituições. Os resultados encontrados apontam que 62,9% dos docentes possuem algum tipo de experiência profissional, anterior a docência no ensino superior, mas apenas 8,3% dos docentes tem experiência anterior, no campo do turismo. Com relação à prática docente, 18,2% dos professores apresentam experiência de docência no ensino médio, antes do exercício no ensino superior. Os docentes investigados originam-se de áreas diversificadas de formação, tanto na graduação como na pós-graduação, o que é desafiador, pois embora a área de turismo seja multidisciplinar, requerendo docentes de distintas formações, paradoxalmente, a carência de bacharéis em turismo pode dificultar o aprofundamento das especificidades necessárias ao exercício da profissão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
“O SABER E O FAZER DOS DOCENTES DOS CURSOS DE TURISMO DO RIO GRANDE DO SUL” |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar