PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DSpace Repository

A- A A+

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Show full item record

Title: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Author: FREITAS, ANDRÉ LUIZ DE SOUZA; SIENA, OSMAR; WATANABE, CAROLINA YUKARI VELUDO
Abstract: Esta pesquisa visou identificar a quantidade e a qualidade da produção científica dos docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da análise das informações registradas nos curriculum Lattes no período de janeiro de 2008 e maio de 2015. Foi explorada a hipótese de que há maior quantidade de publicação em periódicos de baixa qualidade ou baixa relevância ou classificação não identificada. Foi verificada também a relação entre volume de publicação de artigos e atuação de docentes em cursos de pós-graduação. Para verificação da qualidade da produção foi adotado o Fator de Impacto (FI), que indica qual a relevância do estudo para a comunidade científica e a classificação do respectivo periódico na base Qualis da CAPES. No período considerado, foram registradas nos Curriculum Lattes dos docentes da UNIR mais 17.000 produções caracterizadas como produção bibliográfica: artigos completos publicados em periódicos, livros ou capítulos de livros, trabalhos completos ou resumos publicados em anais de congressos e outras. Artigos em periódicos somam mais de 2.600, correspondendo a 16% de toda produção. Conclui-se que 56% dos docentes são responsáveis por toda a produção e que os programas de pós-graduação publicam artigos em periódicos com classificação superior que os demais docentes. Foi verificado que 25% dos artigos foram publicados em periódicos com FI e classificados como A1, A2, B1 E B2 pelo Qualis CAPES e desses 25%, 68% são produzidos por docentes que atuam em programas stricto sensu.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135897
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00048.pdf 498.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar