ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POSSÍVEL COADJUVANTE NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Show simple item record
dc.contributor.author |
LINS, HOYÊDO NUNES |
|
dc.date.accessioned |
2015-10-29T12:14:17Z |
|
dc.date.available |
2015-10-29T12:14:17Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-04 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-01-1 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135881 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho argumenta que, ao menos no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional ou local. A base é a experiência do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. A sequência do texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas aptas a gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo na medida em que estimule o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No Curso de Graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. São boas ilustrações quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: é clara a proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões com possível utilidade para a formulação de políticas ou medidas de promoção. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POSSÍVEL COADJUVANTE NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar