De quem é o Ribeirão?: imagem, paisagem e identidade em contextos de patrimonialização

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De quem é o Ribeirão?: imagem, paisagem e identidade em contextos de patrimonialização

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Title: De quem é o Ribeirão?: imagem, paisagem e identidade em contextos de patrimonialização
Author: Silveira, Mariela Felisbino da
Abstract: O bairro do Ribeirão da Ilha, localizado em Florianópolis/SC, foi um dos primeiros povoamentos portugueses da cidade. Esta localidade guarda consigo um conjunto de patrimônios culturais que são pensados como atrativos, oferecidos pelas instâncias governamentais e privadas ligadas ao turismo, para quem procura conhecer e vivenciar os aspectos particulares do lugar. Entendemos que o turismo na localidade tem oportunizado uma série de ações que culminam num iminente processo de objetificação, exatamente, dos seus bens considerados patrimoniais. Esta objetificação pode ser percebida, por um lado, em relação à prática da maricultura, que não só é cultivada, mas também objeto de consumo, através de circuitos de bares e restaurantes. Por outro lado, há identificação da apropriação do discurso local quando referido ao patrimônio cultural. Entre as estratégias, temos a da mídia voltada para os turistas, que usa as representações e imagens do patrimônio local como pano de fundo de suas ações. Nas imagens que circulam sobre a localidade, se percebem indícios de uma objetificação cultural, principalmente através de discursos que naturalizam e inserem a prática da maricultura na localidade.<br>Abstract : The Ribeirão da Ilha neighborhood, located in Florianópolis / SC, was one of the first Portuguese settlements in the city. This location keeps a set of cultural patrimonies that are thought of as attractive, offered by government and private entities linked to tourism, for those seeking to know and experience the particular aspects of the place. The local tourism has been giving the opportunities of a range of actions that culminate, we believe in the imminent objectification process, specially, their goods, considered patrimonial. This objectification can be seen on one hand, to the practice of mariculture, which is not only grown, but also object of consumption, by circuits of bars and restaurants. On the other hand, there is an identification of the local speech appropriation when referring to cultural heritage. Among the strategies, we have the media faced to the tourists, using the representations and images of local heritage as a backdrop for their actions. In the images circulating about the location, signs of a cultural objectification are perceived, mainly through speeches that naturalize and enter the practice of mariculture in the locality.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135099
Date: 2015


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