Proposta de melhoria em um processo de pronto atendimento infantil integrando a abordagem lean e a dinâmica de sistemas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Forcellini, Fernando Antonio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Heiderscheidt, Francisca Goedert |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-09-08T04:07:29Z |
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dc.date.available |
2015-09-08T04:07:29Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
334168 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134779 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A saúde é direito de todos e deve oferecer uma atenção eficiente, segura e que proporcione satisfação ao paciente. Contudo, os sistemas de saúde e seus processos são repletos de desperdícios e ineficiências. A melhoria da qualidade na saúde é uma das principais preocupações no contexto atual em que os serviços precisam oferecer um alto nível de cuidado em um espaço acolhedor para os pacientes, reduzindo os custos e mantendo um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores. O lean é um conjunto de conceitos, princípios e ferramentas os quais visam criar e proporcionar o máximo de valor do ponto de vista dos consumidores e, ao mesmo tempo, consumir o mínimo de recursos e utilizar plenamente o conhecimento e as habilidades das pessoas encarregadas da realização do trabalho. A abordagem lean voltada a serviços de saúde é conhecida como lean healthcare. Dentre as instituições provedoras de saúde, encontra-se um pronto atendimento infantil em que há insatisfação dos pacientes por conta do desempenho comprometido do sistema, há grandes esperas e alta variabilidade de tempo. Assim, o objetivo do presente estudo é propor melhorias no serviço em um processo de pronto atendimento infantil em que o paciente necessita conforme solicitação médica, receber algum tipo de medicamento. A fim de cumprir esse objetivo, fez-se uso de uma pesquisa-ação diagnóstica porque se entra em uma situação problema, estabelece-se um diagnóstico e um planejamento para resolver esses problemas. Além disso, elabora um plano de ação e foca no agir participativo e atuação coletiva. Para que se pudesse atuar no processo estudado aplicando os princípios que a abordagem lean carrega consigo, utilizou-se um mapeamento do fluxo de valor. Entre o diagnóstico de como a situação está acontecendo na atualidade e de como essa deveria ser, empregou-se os conceitos da dinâmica de sistemas que por meio da modelagem dinâmica auxilia a compreensão de como o sistema em foco evolui no tempo e como mudanças em suas partes afetam todo o seu comportamento, além de auxiliar a propor uma condição futura ideal com melhorias mais concisas e maiores chances de serem bem sucedidas em suas respectivas implementações. Por meio da análise do fluxo de valor e da modelagem dinâmica, propôs-se um plano de ação com prioridade de melhoria e se conseguiu recomendar um novo fluxo com menos desperdícios e um aumento da agregação de valor. |
pt_BR |
dc.format.extent |
139 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Emergencias pediatricas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de melhoria em um processo de pronto atendimento infantil integrando a abordagem lean e a dinâmica de sistemas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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