Computação no Ensino Fundamental na Escola Pública
Show simple item record
dc.contributor.author |
Sobral, João Bosco M. |
|
dc.contributor.author |
Kittel, Rosângela |
|
dc.contributor.author |
Hoppen, Angela |
|
dc.contributor.author |
Mioto, Ana Elisa |
|
dc.contributor.author |
Cruz, Fernando A. S. |
|
dc.date.accessioned |
2015-09-02T11:53:42Z |
|
dc.date.available |
2015-09-02T11:53:42Z |
|
dc.date.issued |
2015-09-02 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134696 |
|
dc.description |
Relatório final,em forma de artigo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo mostra a experiencia de se ensinar computação no ensino fundamental, a partir de um projeto de extensao do Departamento de Informatica e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e realizado na´ Escola Basica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS). Os funda-´ mentos que balizaram os conteudos da formação abordaram algoritmos, lógica´ proposicional ensinada de forma ludica e programação do computador em uma˜ linguagem imperativa e uma linguagem multiparadigma que introduziram conceitos de computação. A EBIAS, em 2010, foi uma das duas escolas da rede˜ municipal que recebeu o Projeto XO, despertando o interesse da comunidade escolar para a temática da inclusão digital. Em 2011, com recursos da DEB-˜ CAPES, o projeto ”Computação no Ensino Fundamental” foi realizado no contexto do Programa Novos Talentos da CAPES, e concluiu que: (1) Começar a ensinar a Ciência da Computacão nos últimos anos do ensino fundamental é possível, antecipando-se ao ensino medio. (2) O Projeto XO não foi uma˜ condição necessária para os bons alunos da escola, mas para ser melhor, o projeto proposto pode ser baseado em algum projeto educativo piloto, como o Projeto XO ocorreu na escola para as series anteriores. (3) As dificuldades dos alunos em se acostumar a pensar com o computador foi a mesma encontrada nos alunos iniciantes na universidade. (4) Trabalhar o raciocínio lógico´ no ensino fundamental, no tempo do projeto, tem facilitado o entendimento de novos conceitos na continuidade do aprendizado de programação nos cursos subsequentes. (5) Mas, para se alcancçar, um nível de ensino sustentavel, de boa qualidade, seria conveniente a formação de professores em licenciatura em Ciência da Computacão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
DEB-CAPES, EDITAL CAPES/DEB No 033/2010 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
Relatórios Técnicos do Departamento de Informática e Estatística;RT-INE 002-2015 |
|
dc.subject |
computação básica |
pt_BR |
dc.subject |
ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Computação no Ensino Fundamental na Escola Pública |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar