O desenho escolar no Rio de Janeiro: uma história de 1890 à 1964.

DSpace Repository

A- A A+

O desenho escolar no Rio de Janeiro: uma história de 1890 à 1964.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Villela, Lucia Maria Aversa
dc.contributor.author Gaspar, Jorge Alexandre dos Santos
dc.date.accessioned 2015-08-31T18:42:55Z
dc.date.available 2015-08-31T18:42:55Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134650
dc.description GASPAR, Jorge Alexandre dos Santos. O Desenho Escolar no Rio de Janeiro: Uma História de 1890 a 1964, 2014. xv : 157f. : il. : 29,7cm. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação, desenvolvida simultaneamente com o projeto de mesmo título apresentado junto à Fundação Biblioteca Nacional, mostra o caminho percorrido pela disciplina Desenho ao longo de um período histórico importante da República. Centrada na linha de pesquisa de História da Educação Matemática, em especial, na História das Disciplinas Escolares, esta dissertação teve por objetivo inicial fazer um inventário dos livros vinculados a esta área do conhecimento e ao intervalo temporal em questão que pertencem ao acervo da BN e apresentar as variações que ocorreram ao longo do período nestas obras. Paralelo a este objetivo, outro surgiu naturalmente: analisar as variações sobre o ensino de Desenho nas legislações educacionais ao longo do tempo em estudo, realizando a comparação destas normas com os livros do acervo da BN. Dedicamos um capítulo à análise do livro de Luiz Dumont para as escolas profissionais femininas, mostrando o que dizia a legislação relativa a estas escolas profissionais em relação ao ensino de Desenho. Por ser um Mestrado Profissional, disponibilizamos um livreto – “Desenho geométrico, para que serve isso? – Resolução de equações pelo método euclidiano: uma aplicação do Desenho Geométrico nas salas de hoje. Manual para professores do ensino fundamental e médio”, onde são propostas soluções para equações através das construções envolvendo proporcionalidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Legislação pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.title O desenho escolar no Rio de Janeiro: uma história de 1890 à 1964. pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertacao_Jorge_versao_pos_defesa.pdf 6.076Mb PDF View/Open Jorge_Dissertação
Produto_Jorge_FIM.pdf 1.123Mb PDF View/Open Jorge_Produto_Livro

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar