Abstract:
|
Este documento é um Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais de 1959, Rio Grande do Sul. O boletim do CPOE tinha como objetivo, segundo Eloah Brodt Ribeiro, no prefácio do Boletim de 1947, a publicação periódica dos trabalhos realizados pelo Centro, que serviria para propiciar o conhecimento e discussão dos assuntos relativos à vida educacional. Eram atribuições do CPOE, segundo prefácio publicado no Boletim CPOE de 1947: realizar estudos e investigações psicopedagógicas, destinadas a manter em bases científicas o trabalho escolar; promover cursos e reuniões para contínuo aperfeiçoamento técnico do professorado; elaborar medidas para a organização das classes, orientação educacional e controle do rendimento escolar; organizar, com fundamento nos estudos realizados, planos de trabalho, programas, comunicados, circulares e instruções e encaminhá-los às direções das escolas sob jurisdição da secretaria; solucionar os problemas de ordem técnica apresentados ao órgão. Para realizar essas funções, o CPOE dividia-se internamente em secções: organização do ensino, pesquisas, provas escolares e biblioteca. O arquivo apresenta: a) Capa e sumário; b) Comunicado n. 2 - das classes de recuperação, comunicado n. 4 - instruções para elaboração da prova diagnóstico; c) Encontro com delegados regionais de ensino; d) Instruções n.1 - condições biopsíquicas e de maturidade para ingresso no 1° ano, Instruções n. 2 - diretrizes para implementação de novo plano de estudos no ensino primário, instruções n. 5 - sobre a reforma educacional nos Grupos Escolares; e) Oficio circular n. 154, sobre planos de estudo/programas; f) Ofícios circulares n. 258, n. 386, n. 733 A, n. 821, n. 864, n. 767, n. 865, Instruções para Preenchimento dos Quadros Referentes às Escolas em Regime de Reforma e Plano Geral para as Comemorações da festa da Ave; g) Reforma do Ensino Primário - suas aplicações e outras conclusões de sessão de estudos realizada entre os delegados de ensino; h) Rendimento Escolar de 1959; i) Boletim completo. |