Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio

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Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira de Oliveira, Amurabi
dc.contributor.author MARTINA BARON ENGERROFF, ANA
dc.date.accessioned 2015-08-05T17:49:22Z
dc.date.available 2015-08-05T17:49:22Z
dc.date.issued 2015-08-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho de conclusão de licenciatura discutem-se os sentidos de cidadania contidos nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Especificamente, buscam-se os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos seis livros físicos aprovados, na medida em que estes revelam objetivos para o ensino da disciplina de sociologia no ensino médio, tanto na apresentação da obra quanto na seleção e apresentação dos conteúdos. No final do século XX, em um contexto de redemocratização do Brasil com mudanças nos campos políticos, sociais e econômicos, a cidadania é retomada como um problema social a ser resolvido, residindo na escola o instrumento social para a sua resolução. Em paralelo, a luta pela retomada da Sociologia como disciplina escolar é sobremaneira justificada pela via da cidadania, assentando-se nela a finalidade de preparar o aluno ao exercício da cidadania, conforme dissertação dada pela Lei de Diretrizes e Bases. A partir desta formulação legal, são elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), preconizando-se a formação cidadã do aluno para a prática política, seguindo-se pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que embora relembre a formação do aluno para o exercício da cidadania, propõe uma abordagem voltada para a desnaturalização e estranhamento. Cada um destes documentos, portanto, reelabora diferentes sentidos para cidadania, perpassando uma ideia de conformação do aluno aos conhecimentos de seus supostos direitos e deveres, conduzindo a um caráter de civilidade. Com as modificações legais na Lei de Diretrizes e Bases em 2008 que introduziram a Sociologia no currículo do Ensino Médio, perdendo assim a relação explícita da Sociologia e exercício da cidadania, questiona-se em que bases assentam-se os objetivos desta disciplina escolar transmitidos via livros didáticos aprovados em relação à cidadania. pt_BR
dc.format.extent 120 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Livro didático; pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.title Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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