Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira de Oliveira, Amurabi |
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dc.contributor.author |
MARTINA BARON ENGERROFF, ANA |
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dc.date.accessioned |
2015-08-05T17:49:22Z |
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dc.date.available |
2015-08-05T17:49:22Z |
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dc.date.issued |
2015-08-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134139 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho de conclusão de licenciatura discutem-se os sentidos de cidadania contidos nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Especificamente, buscam-se os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos seis livros físicos aprovados, na medida em que estes revelam objetivos para o ensino da disciplina de sociologia no ensino médio, tanto na apresentação da obra quanto na seleção e apresentação dos conteúdos. No final do século XX, em um contexto de redemocratização do Brasil com mudanças nos campos políticos, sociais e econômicos, a cidadania é retomada como um problema social a ser resolvido, residindo na escola o instrumento social para a sua resolução. Em paralelo, a luta pela retomada da Sociologia como disciplina escolar é sobremaneira justificada pela via da cidadania, assentando-se nela a finalidade de preparar o aluno ao exercício da cidadania, conforme dissertação dada pela Lei de Diretrizes e Bases. A partir desta formulação legal, são elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), preconizando-se a formação cidadã do aluno para a prática política, seguindo-se pelas Orientações Curriculares Nacionais (2006) que embora relembre a formação do aluno para o exercício da cidadania, propõe uma abordagem voltada para a desnaturalização e estranhamento. Cada um destes documentos, portanto, reelabora diferentes sentidos para cidadania, perpassando uma ideia de conformação do aluno aos conhecimentos de seus supostos direitos e deveres, conduzindo a um caráter de civilidade. Com as modificações legais na Lei de Diretrizes e Bases em 2008 que introduziram a Sociologia no currículo do Ensino Médio, perdendo assim a relação explícita da Sociologia e exercício da cidadania, questiona-se em que bases assentam-se os objetivos desta disciplina escolar transmitidos via livros didáticos aprovados em relação à cidadania. |
pt_BR |
dc.format.extent |
120 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático; |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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