Trabalho, escola e cansaço: considerações acerca da condição juvenil entre estudantes trabalhadores
Show full item record
Title:
|
Trabalho, escola e cansaço: considerações acerca da condição juvenil entre estudantes trabalhadores |
Author:
|
Carreño Levi, Tsamiyah
|
Abstract:
|
Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura (TCL) é parte dos resultados da observação e atuação nas aulas de Sociologia em uma turma de 2º ano de Ensino Médio noturno durante o Estágio Obrigatório realizado na Escola de Educação Básica Leonor de Barros em Florianópolis. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como, na percepção daqueles que acumulam estudos e trabalho, organizam-se os conceitos utilizados para delimitar suas próprias condições juvenis e, em que medida, tais percepções mobilizam questões de classe, gênero, raça, geração, poder e privilégios. O trabalho se inicia com um breve panorama das produções teóricas acerca da intersecção entre os jovens, a escola e o mundo do trabalho, para então descrever com profundidade o campo da pesquisa, seus sujeitos e seus métodos. Os resultados apontam para a ausência de reflexão sistematizada acerca das condições e das realidades do mundo escolar e do trabalho, indicando um movimento de conformismo e adaptação o qual abarca os sujeitos. Constata-se que tampouco a disciplina de Sociologia, obrigatória nos três anos de Ensino Médio no Brasil, é capaz de prover esclarecimentos – por meio da sistematização dos conceitos e das realidades – aos estudantes trabalhadores, em relação a sua própria condição. A partir disso propõe-se, à luz do conceito de semiformação de Theodor Adorno, uma educação, que supere o objetivo de formar “pessoas bem ajustadas” e desenvolva nos sujeitos o potencial para a contradição e para a resistência, os quais podem orientar o pensamento e a ação em direção à emancipação. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134138
|
Date:
|
2015-08-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar