Resistência à fadiga de diferentes misturas asfálticas: um estudo comparativo entre misturas convencionais, modificadas com nanoargila e modificadas com borracha moída de pneu
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Trichês, Glicério |
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dc.contributor.author |
Carlesso, Gabriela Ceccon |
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dc.date.accessioned |
2015-07-20T14:04:18Z |
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dc.date.available |
2015-07-20T14:04:18Z |
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dc.date.issued |
2015-07-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133816 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando que o Brasil é um País essencialmente rodoviário, a busca pelo aprimoramento dos materiais utilizados em pavimentação tem se mostrado uma atividade extremamente necessária diante das patologias observadas em campo. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou comparar o desempenho à fadiga de três misturas asfálticas diferentes: uma modificada com asfalto-borracha (material já consolidado no País), outra com ligante modificado por nanoargila (tecnologia recente) e, por fim, uma mistura convencional de referência. Para tornar possível a análise, foram utilizados dois modelos de fadiga desenvolvidos por Melo (2014) e um terceiro modelo obtido ao longo do desenvolvimento deste trabalho. De posse destes dados, foram então simuladas numericamente cinco estruturas de pavimento diferentes, variando-se as espessuras além dos materiais aplicados. Integrando os resultados das simulações aos modelos de fadiga, foi possível verificar, sobretudo, o melhor desempenho do asfalto-borracha em relação ao asfalto modificado com nanoargila no que diz respeito ao comportamento à fadiga dos materiais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
105 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.title |
Resistência à fadiga de diferentes misturas asfálticas: um estudo comparativo entre misturas convencionais, modificadas com nanoargila e modificadas com borracha moída de pneu |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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