Gestão de riscos na cadeia de suprimentos: um estudo multicaso em operações de transferência de carga no modal rodoviário

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Gestão de riscos na cadeia de suprimentos: um estudo multicaso em operações de transferência de carga no modal rodoviário

Mostrar registro completo

Título: Gestão de riscos na cadeia de suprimentos: um estudo multicaso em operações de transferência de carga no modal rodoviário
Autor: Quinteiro Neto, Eurico Laydner
Resumo: The aim of this study is to propose a risk mitigation action among other relevant contributions to risk management, in a multicase study, in order to avoid the supply chain disruption in which road freight companies operate. For the research, it was developed an applied nature study, of exploratory type, with qualitative and quantitative approach to analyze the research data. For technical procedures, it was chosen a multicase study, which was applied in four business customers of a risk manager company of road freight. The research instrument was a script of open-ended questions, as well as obtained reports of the risk manager company. At the end of the work, it was possible to identify the main risk factor of the supply chain on which these companies are inserted, which is the human factor. This result allowed to suggest risk mitigation actions, and referrals for further work.O objetivo desse trabalho é propor uma ação mitigadora de riscos e outras contribuições pertinentes a gestão de riscos em um estudo multicaso no modal rodoviário de cargas, visando evitar a quebra dos elos da cadeia de suprimentos na qual empresas do setor de transporte rodoviário de cargas estão inseridas. Quanto a pesquisa, desenvolveu-se um estudo de natureza aplicada, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa para análise do problema de pesquisa. Para os procedimentos técnicos optou-se por um estudo multicaso, o qual foi aplicado em quatro empresas clientes de uma gerenciadora de riscos atuante no modal rodoviário de cargas. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de perguntas abertas além de relatórios obtidos junto a gerenciadora de riscos estudada. Ao final do trabalho, foi possível identificar o principal fator de risco da cadeia de suprimentos em que a gerenciadora e seus clientes estão inseridas, o fator humano. Esse resultado permitiu sugerir ações mitigadoras de riscos além de encaminhamentos para trabalhos futuros.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133708
Data: 2015-07-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Eurico_PDFA.pdf 7.061Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar