Serviço Social no Âmbito da Educação Básica Pública: análise a partir dos conceitos norteadores da ação profissional informados nas dissertações do Programa de Pós - graduação do DSS/ UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Serviço Social no Âmbito da Educação Básica Pública: análise a partir dos conceitos norteadores da ação profissional informados nas dissertações do Programa de Pós - graduação do DSS/ UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bressan, Carla Rosane
dc.contributor.author Rodrigues, Elisa Damato de Lacerda
dc.date.accessioned 2015-05-21T20:42:39Z
dc.date.available 2015-05-21T20:42:39Z
dc.date.issued 2015-05-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133049
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho tem como temática de estudo a atuação do Assistente Social no campo da Educação Básica. O objetivo principal está em conhecer a inserção do Serviço Social na Política de Educação Básica, tendo como finalidade analisar como está se configurando a experiência profissional. E, como objetivos específicos busca-se identificar os conceitos que norteiam a atuação profissional do Serviço Social no campo da Educação Básica; reconhecer e caracterizar a atuação dos profissionais, bem como os desafios postos no âmbito do Serviço Social. Analisa a produção acadêmica – científica do programa de pós – graduação do Departamento de Serviço Social da UFSC, no período de 2004 à 2013. Fundamentada na metodologia quanti-qualitativa concentra suas análises nas palavras – chave e conceitos norteadores demonstrando as bases teóricas que estão direcionando a ação profissional na área da Educação Básica. O trabalho possui três partes principais: a primeira traz os aspectos históricos da Educação e o seu papel na atualidade; a segunda reflete sobre a inserção do Serviço Social na política educacional e as ações realizadas pela categoria nesta área de atuação, como também referencia a educação como um direito social garantido pelo Estado; a terceira realiza a análise das dissertações através dos conceitos das dissertações de mestrado que norteiam a ação profissional. Serão utilizados autores como Freitag (1980), Giles (1987), Gentilli (1999) e Frigotto (1996), Witiuk (2004), Silva M.M.J (2012) e Silva T.T.F (2012) dentre outros. Como resultado da pesquisa podemos indicar que os principais conceitos norteadores identificados são Educação, Serviço Social, Política Pública, Políticas Sociais, Inclusão, Exclusão Social, Globalização, Avaliação, Direito Social que reafirmam o reconhecimento e a necessidade da garantia da educação como um direito social. pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Serviço Social, Educação Básica, Inserção Profissional, Educação como direito pt_BR
dc.title Serviço Social no Âmbito da Educação Básica Pública: análise a partir dos conceitos norteadores da ação profissional informados nas dissertações do Programa de Pós - graduação do DSS/ UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Elisa DL Rodrigues.pdf 992.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar