Serviço Social no Âmbito da Educação Básica Pública: análise a partir dos conceitos norteadores da ação profissional informados nas dissertações do Programa de Pós - graduação do DSS/ UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bressan, Carla Rosane |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Elisa Damato de Lacerda |
|
dc.date.accessioned |
2015-05-21T20:42:39Z |
|
dc.date.available |
2015-05-21T20:42:39Z |
|
dc.date.issued |
2015-05-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133049 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho tem como temática de estudo a atuação do Assistente Social no campo da Educação Básica. O objetivo principal está em conhecer a inserção do Serviço Social na Política de Educação Básica, tendo como finalidade analisar como está se configurando a experiência profissional. E, como objetivos específicos busca-se identificar os conceitos que norteiam a atuação profissional do Serviço Social no campo da Educação Básica; reconhecer e caracterizar a atuação dos profissionais, bem como os desafios postos no âmbito do Serviço Social. Analisa a produção acadêmica – científica do programa de pós – graduação do Departamento de Serviço Social da UFSC, no período de 2004 à 2013. Fundamentada na metodologia quanti-qualitativa concentra suas análises nas palavras – chave e conceitos norteadores demonstrando as bases teóricas que estão direcionando a ação profissional na área da Educação Básica. O trabalho possui três partes principais: a primeira traz os aspectos históricos da Educação e o seu papel na atualidade; a segunda reflete sobre a inserção do Serviço Social na política educacional e as ações realizadas pela categoria nesta área de atuação, como também referencia a educação como um direito social garantido pelo Estado; a terceira realiza a análise das dissertações através dos conceitos das dissertações de mestrado que norteiam a ação profissional. Serão utilizados autores como Freitag (1980), Giles (1987), Gentilli (1999) e Frigotto (1996), Witiuk (2004), Silva M.M.J (2012) e Silva T.T.F (2012) dentre outros. Como resultado da pesquisa podemos indicar que os principais conceitos norteadores identificados são Educação, Serviço Social, Política Pública, Políticas Sociais, Inclusão, Exclusão Social, Globalização, Avaliação, Direito Social que reafirmam o reconhecimento e a necessidade da garantia da educação como um direito social. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xx f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço Social, Educação Básica, Inserção Profissional, Educação como direito |
pt_BR |
dc.title |
Serviço Social no Âmbito da Educação Básica Pública: análise a partir dos conceitos norteadores da ação profissional informados nas dissertações do Programa de Pós - graduação do DSS/ UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar