Um Olhar Sobre os Programas de Aprendizagem para o Mundo do Trabalho: o jovem em questão
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vaz, Eliete Cibele Cipriano |
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dc.contributor.author |
Carmo, Fernanda Cristina do |
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dc.date.accessioned |
2015-05-21T20:41:04Z |
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dc.date.available |
2015-05-21T20:41:04Z |
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dc.date.issued |
2015-05-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133046 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral realizar um resgate histórico sobre as leis que regulamentaram a aprendizagem profissional no Brasil desde o período Colonial e analisar os aspectos gerais dos programas de aprendizagem regulamentados, atualmente, pela Lei de Aprendizagemn°10.097/00 e a Lei n° 5.595/05 que dispõe sobre as condições de contratação dos jovens. Além de enfatizar os aspectos das leis editadas durante este período, dá-se visibilidade aos dispositivos que devem compor os cursos de aprendizagem oferecidos aos jovens a partir da Lei atual, bem como as características dos cursos que são oferecidos pelas instituições não governamentais e sem fins lucrativos.A partir destes subsídios, visa compreender a inserção dos jovens no mercado de trabalho, tendo em vista a regulamentação das referidas leis. Não sendo a história descolada da dinâmica social, cultural e econômica, no desenvolvimento deste trabalho são abordadas as principais mudanças sociais ocorridas ao longo da edição das Leis desde o período Colonial até a consolidação da Lei de Aprendizagem. Enfatiza-se o processo de reestruturação produtiva desencadeada com a crise econômica de 1970, cujos fatores exigiram outras características do trabalhador, incluindo os jovens. Além desse aspecto, apresenta-se neste trabalho, a relação dos programas de aprendizagem com as instituições não governamentais sem fins lucrativos de Florianópolis. Sendo assim, a pesquisa situa-se no rol das pesquisas qualitativas, sendo utilizada como ferramentas a pesquisa bibliográfica, e como aporte teórico autores como Pochmann (2000); Montaño (2002); Antunes (2005); Sales (2010); Bellizia (2012). |
pt_BR |
dc.format.extent |
xx f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Aprendizagem. Educação profissional. Ensino profissionalizante. Jovem aprendiz. |
pt_BR |
dc.title |
Um Olhar Sobre os Programas de Aprendizagem para o Mundo do Trabalho: o jovem em questão |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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