Trabalho Infantil Artístico: crianças agenciadas em Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zucco, Luciana Patrícia |
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dc.contributor.author |
Pereira, Agnes Schveitzer |
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dc.date.accessioned |
2015-05-20T21:58:14Z |
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dc.date.available |
2015-05-20T21:58:14Z |
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dc.date.issued |
2015-05-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133036 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo, afim de conhecer a realidade do trabalho infantil artístico de Florianópolis, analisou as imagens das crianças agenciadas nesta cidade, a partir dos dados fornecidos pela página eletrônica da agencia Mini Model. Para maior compreensão sobre a temática, fez-se a contextualização sobre trabalho no mundo, no Brasil, e verificou-se os aspectos do trabalho infantil neste país. Além disso, foram discutidas as denominações acerca das expressões menor, criança e adolescente, bem como as consequências que podem ser causadas pelo trabalho infantil. Foram contadas na Agencia Mini Model 533 crianças. Considerou-se que destas, 354 são meninas e 191 são meninos, havendo um recorte de gênero, que aponta as meninas como mais vulneráveis ao trabalho infantil artístico. Durante a análise, explicitou-se que 504 crianças são brancas, e a maioria possui olhos claros. Além disso, a grande maioria das crianças se apresentou dentro da marca indicada pelo índice de massa corpórea sugerido pela Caderneta Saúde da Criança, fatos que apontam um padrão estético idealizado como adequado à publicidade. Entre as crianças que mais realizaram campanhas na agência, apenas uma criança é negra, e esta não protagonizou campanhas publicitárias. Neste sentido, considerou-se a presença de crianças negras na publicidade em geral. Percebeu-se que algumas campanhas não são direcionadas ao público infantil, o que aponta para uma alienação das crianças, que muitas vezes não compreendem a finalidade de seu próprio trabalho. Por fim, foram projetadas as empresas contratantes dos serviços prestados pelas crianças, bem como suas intencionalidades ao introduzirem estas em suas campanhas publicitárias. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xx f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
trabalho infantil, trabalho artístico, crianças |
pt_BR |
dc.title |
Trabalho Infantil Artístico: crianças agenciadas em Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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